Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

O Ministério da Agricultura (Mapa) autorizou a realização do estudo epidemiológico da brucelose tuberculose em todo o Estado, que será executado pela Agência de Defesa Agropecuária – Adapec. A Portaria nº 342 que estabelece as normas foi publicada no Diário Oficial do Tocantins, nesta sexta-feira, 19. As ações terão início no mês de outubro com reuniões e notificações aos produtores rurais participantes. No total serão visitadas 750 propriedades rurais nos 139 municípios do Estado com a estimativa de serem testados de 7.186 animais para estudo da brucelose e 13.381 para tuberculose. O estudo vai abranger as fêmeas acima de 24 meses de idade.

O objetivo é conhecer a atual situação epidemiológica das duas zoonoses nos planteis bovídeos, para definir estratégias e ações de controle e erradicação destas enfermidades, visando melhorias na execução do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Turbeculose Animal - PNCEBT. “Os estudos contribuem para o incremento das ações, com grande influência no controle dessas zoonoses, beneficiando a pecuária, e consequentemente a saúde do consumidor”, disse a responsável pelo PECEBT, Regina Barbosa.

O estudo segue os critérios estabelecidos pelo Mapa. A participação do produtor rural é voluntária e ocorre a partir da assinatura do Termo de Compromisso que consta a autorização dos procedimentos. No caso de animais positivos no teste para tuberculose, estes serão sacrificados, e o produtor poderá pedir indenização a Superintendência Federal da Agricultura - SFA.  

É a primeira vez que o Estado realiza o estudo epidemiológico para tuberculose. Já para brucelose, o último foi realizado em 2002 em todo o Estado, e em 2010 somente na microrregião de Araguaína. “É importante ressaltar os riscos destas doenças á saúde pública, pois podem ser transmitidas para humanos. Além disso, geram perdas econômicas, restrição de mercados e custos com tratamentos das pessoas infectadas”, alerta Regina. 

Reunião

Para padronizar as ações e traçar as metas a serem executadas durante o estudo, a Adapec fará uma reunião nesta sexta-feira, ás 14 h, no auditório da Agência em Palmas, com os seus coordenadores de campo. (Ascom Adapec)