Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

Com o propósito de apresentar o projeto de instalação de parques aquícolas no lago de Palmas, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, se reuniu com o superintendente do Banco da Amazônia (Basa), no Tocantins, Marivaldo Gonçalves de Melo, na tarde de sexta-feira, dia 19. O projeto, desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), foi criado pensando no desenvolvimento da área aquícola, com foco principalmente no reconhecimento do trabalho realizado pelos agricultores familiares da região de Palmas e dos municípios do entorno do lago da Capital.

O planejamento destaca, além do potencial aquícola do Tocantins, o investimento que deve ser feito para a compra de materiais fundamentais para a produção, já que a construção de uma área de apoio pesqueiro é financiada pelo MPA e a mesma, será utilizada de forma coletiva pelas famílias beneficiadas. A intenção é abranger 248 famílias de baixo poder aquisitivo, que devem receber o benefício por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para o coordenador de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, é importante fazer com que o andamento do projeto seja favorável, por isso o Governo do Estado e os parceiros estão caminhando no mesmo ritmo, pensando nesta execução. “O Estado se responsabiliza pela desapropriação das áreas, e esta fase já está adiantada, além disso, o produtor aguarda ansioso a execução deste projeto”, destaca Godinho.

O superintendente do Basa Tocantins, Marivaldo Gonçalves, ressaltou que a proposta será apresentada à diretoria do Basa, pensando em uma possível aprovação. “Faremos o possível para viabilizar este projeto. A proposta já traz assistência técnica e acompanhamento o que favorece a avaliação”, conclui Gonçalves.

O projeto

Hoje são produzidas aproximadamente 12 mil toneladas de pescado por ano no Tocantins. Com as barragens que estão sendo construídas em diversos municípios do Estado, para a geração de energia elétrica, será viabilizada a produção de peixes em tanques rede, aumentando o número para 700 mil toneladas.

O investimento inicial do projeto chega a R$ 130 mil para 500 metros cúbicos de tanque-rede. A ideia é após a aprovação propiciar aos agricultores familiares, a compra de tanques rede, balsas e ração. (Ascom Seagro)