Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e a empresa Digitec iniciam nesta quinta-feira, dia 25, as instalações de 19 kits de energia solar para agricultores familiares do Assentamento Grota Funda, município de Cristalândia, a 165 km de Palmas. O trabalho dos técnicos continua na sexta-feira, dia 26.

Segundo o coordenador da Diretoria de Fomento a Agricultura Familiar, José das Crianças da Costa, a energia solar na comunidade é um projeto pioneiro no Estado que está mudando a vida dos agricultores familiares nas atividades do campo. “O equipamento terá durabilidade de até 25 anos. A intenção é levar o projeto para outros assentamentos”, disse Costa, acrescentando que o Tocantins possui clima propício para esse tipo de energia. 

A energia solar terá capacidade para gerar energia para uma bomba d’agua para poço semi-artesiano, com finalidade de uso doméstico, irrigação em hortaliças, e ainda, geladeira, televisão, antena parabólica e quatro bicos de lâmpadas. O kit contém placas solares de 120 amperes, um inversor de dois mil watts, uma bateria de 150 amperes e um controlador de 15 amperes. O recurso dos kits é oriundo do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC) do Crédito Fundiário, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).