Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os avanços da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) relacionados à gestão ambiental foram apresentados nesta quinta-feira, 25, na Conferência Latino Americana de Geoprocessamento (LAUC, na sigla em inglês). O evento é promovido pela Imagem Geosistemas, empresa que desenvolve os sistemas de informação geográficas utilizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e acontece até o dia 26 de setembro em Campinas-SP. 

O foco do evento é apresentar boas experiências de uso de sistemas de informações geográficas em toda a América Latina e, assim, alavancar o poder da tecnologia geoespacial na região. Na ocasião, o secretário Alexandre Tadeu apresentou o caso do CAR no Tocantins e o desafio da regularização ambiental da propriedade rural com base nas novas ferramentas de gestão do Novo Código Florestal. 

Em agosto desse ano, o Tocantins foi um dos primeiros estados a concluir em tempo recorde a integração do sistema estadual do CAR com o nacional, servindo de  modelo para os demais estados da federação. Com a integração dos sistemas, a validação nacional do registro ganha mais agilidade. (Ascom Semades)