Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O artista, ilustrador e escritor Ciro Gonçalves juntou a literatura e as artes plásticas para uma provocação: formigar. No dia 3 de outubro, às 19h, o foyer do Teatro Sesc Palmas abre as portas para a exposição e o lançamento do livro Formiga Formiga Formiga e mais Formigamentos. A entrada é gratuita.

Com a ideia central de provocar o leitor e o espectador a sair da mesmice, o livro e a exposição de Ciro Gonçalves convidam à busca pelo simples. “Ambos tratam do formigar, do formigamento, algo que nos provoca a sair da normalidade e fazer alguma coisa que nos seja prazerosa, seja um poema, um desenho ou mesmo andar descalço em casa”, explica o artista.

A mostra conta com 25 obras compostas por poemas e desenhos, com serigrafias em tela. "Essa exposição apresenta de forma singela e verdadeira o universo artístico de Ciro, que entre desenhos e poesias vai descrevendo a vida de forma singular”, conta o promotor de artes plásticas do Sesc, Vone Petson. “Seus desenhos buscam na simplicidade a potência máxima de comunicação que é amplificada pelo poder das palavras que os acompanham. Para o artista, a expressão formiga é encarada como verbo e substantivo. “Formiga” é o ser humano com sua capacidade de criar, provocar, explorar e formigar ideias”, completa.

O livro, resultado do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic, estará à venda no local do evento e, após o lançamento, na biblioteca central do Sesc. Além disso, a obra tem um detalhe peculiar. “As capas são únicas. Todas feitas à mão, por mim. Um trabalho simples, mas que traz toda uma pessoalidade para cada exemplar”, revela Ciro.

De acordo com a promotora de literatura do Sesc, Geovana Lima, “o evento de lançamento vai seguir os moldes de um café literário, com direito a bate-papo e noite de autógrafos”. Os presentes também vão prestigiar intervenções poéticas com a leitura de alguns trechos do livro com Josafá Miranda. 

Formiga

Em 2013, Ciro expôs no Sesc Palmas uma mostra com desenhos e poesias, também se referindo a formigas. O tema evoluiu e, agora, o artista traz uma nova proposta. “O livro que vou lançar foi concluído no ano passado e eu estava tão envolvido com a produção dele que, na época, mudei uma outra exposição que tinha produzido. De lá pra cá consegui editar o livro e agora - novamente deixo outra mostra de lado -, para voltar a falar e mostrar minhas formigas em mais uma exposição, e também em forma de livro”, conta Ciro. (Ascom Sesc)