Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Camila Soares

O Tocantins é rico em belezas naturais e se destaca principalmente pela abundância em águas fluviais, o que favorece o desenvolvimento de projetos de irrigação voltados para diversas culturas e formas de produção. Um deles é o Projeto Gurita, localizado no município de Itapiratins, a 255 km de Palmas. Com a união de produtores da região e com o apoio do Governo do Estado, o projeto evolui em termos estruturais e técnicos, mostrando além de crescimento tecnológico, um planejamento de grande produção local. A produção do Projeto Gurita é realizada pela empresa Nova União Empreendimentos Ltda, definida através de processo licitatório.

O Gurita exibe a implantação de novas tecnologias e planejamentos voltados principalmente para a produção frutífera na região Centro Norte do Estado. O projeto pretende alavancar por meio da irrigação por gotejamento subterrâneo, a produção agrícola, trazendo reconhecimento para o produtor rural, além de destacar produtos inovadores e com alta qualidade. Neste ano, já foram produzidos grãos, além da realização de testes com o plantio de videiras para produção de uva na região, porém, devido a um problema com as mudas, os testes com a cultura estão sendo refeitos.

O Governo do Estado, com recursos federais, investiu na estrutura do projeto. A adutora principal do Gurita percorre uma distância de sete quilômetros e supera um desnível de 150 metros até chegar à área de plantio. O coordenador do projeto, Clovis Gomez garante que o sistema de irrigação por gotejamento traz uma série de benefícios para o plantio e para o produtor. “Com esse sistema, eliminamos as pragas da plantação, garantimos o solo úmido por mais tempo, já que a capa de solo seca que fica na superfície, impede a evaporação da água, conseguimos injetar os fertilizantes de forma direta, sem desperdícios, além de ser um projeto sustentável, pois toda a área que está sendo explorada apresenta curva de nível, para a proteção do solo”, finaliza Gomez.

De 631 hectares de área produtiva, 176 são irrigados. Na captação da água, o sistema de bombeamento do projeto, consegue liberar 360 metros cúbicos de água por hora. Na área de plantio, existem 11 casas de pressurização, sendo que cada uma, atende 16 hectares, sendo 455 hectares de área de sequeiro. “A instalação de tecnologias para a avaliação e monitoramento do plantio e da irrigação subterrânea está sendo testada por uma casa modelo que atende a mesma quantidade de hectares, porém de forma mais segura e prática, passando as informações relacionadas ao solo e ao sistema de irrigação através de um sistema computadorizado”, explicou Gomez.

Infraestrutura 

Recentemente, o secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, visitou o projeto Gurita, que utiliza o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo e apresenta um sistema avançado referente à captação e distribuição da água. O objetivo de acompanhar os avanços desta região é avaliar principalmente o andamento das obras referentes à estrada que está sendo ampliada e melhorada, além de verificar as tecnologias instaladas no projeto que devem trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Para Padua a melhoria das estradas e execução dos planejamentos do projeto Gurita trazem uma série de benefícios. “A ideia é consolidar tanto a área agrícola, quanto a parte econômica”, ressaltou Padua.

Durante a visita, foram avaliados três pontos específicos que complementam o projeto, desde a captação da água através de um processo de bombeamento ligado ao Rio Tocantins até uma piscina de armazenamento, que distribui a água por gravidade pelo sistema de tubulação até as 11 pressurizadoras, que por sua vez, atendem toda a área de plantio recebendo a irrigação por gotejamento.

O Governo do Estado atendendo a uma reivindicação dos produtores da região do projeto, onde já se produz mais de 15 mil toneladas de grãos, está melhorando a logística das estradas e ampliando a TO-431, que permite o escoamento da produção diretamente para o Pátio Ferroviário de Colinas e Palmeirante. (Ascom/Seagro)