Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 13, a Unidade Móvel “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, também conhecida como Carreta da Mulher estará na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Buritirana. Na ocasião acontece também a abertura oficial da série de atendimentos, a partir das 14 horas. A carreta fica no local até o próximo dia 16 de outubro.

A Carreta da Saúde realiza exames de mamografias e ultrassonografia de mama. A previsão é que sejam realizadas 50 mamografias e 50 ultrassonografias, sendo 25 pela manhã e mais 25 no período da tarde.

Outubro Rosa

Devido ao mês de outubro ser dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas está desenvolvendo várias ações de acordo com a mobilização do Outubro Rosa que acontece todos os anos.

A carreta estará percorrendo também as USFs de Taquaruçu, Taquari, quadra 503 Norte e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Taquaruçu Grande durante todo este mês de outubro e novembro.

Atendimento

As interessadas devem procurar sua USF de referência para fazer o agendamento. Sendo que a Carreta que estará no setor Taquari (na USF do setor) atenderá também às USFs José Lúcio de Carvalho, localizada no setor Lago Sul; e Liberdade e Laurides Milhomem Lima, localizadas no Jardim Aureny III. Já a Carreta que atenderá na USF 503 Norte, contemplará todas as Unidades de Saúde da Região Norte, (quadras 403, 405, 406, 503, 508 e 603 Norte).

No caso dos serviços desenvolvidos pela Carreta da USB de Taquaruçu Grande, atenderão toda zona rural daquela região.  As USFs de Buritirana e Taquaruçu acolherão as mulheres do seu respectivo distrito.

Parceria

A carreta da saúde está cedida para o Município através de parceria com a Secretaria Estadual do Tocantins (Sesau) para levar à população feminina de Palmas atendimento especializado sendo possível o diagnóstico precoce do câncer de colo e de mama

Confira os dias que a Carreta estará em cada Unidade:

USF Buritirana

13/10 a 16/10

USF Taquaruçu

20/10 a 23/10

USF Taquari

27/10 a 06/11

USF 503 Norte

10/11 a 20/11

USF Taquaruçu Grande

24/11 a 28/11 (Secom Palmas)