Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Wander Roberto

Aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, 6, a maior competição esportiva entre estudantes da educação básica no Brasil reúne cerca de quatro mil alunos atletas de todo o País  em João Pessoa/PB. O Tocantins possui uma delegação de 109 estudantes participando dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 15 a 17 anos. Os primeiros confrontos já começaram na manhã desta sexta-feira, 7.

A festa de abertura, apresentada pela jornalista Fernanda Gentil, contou com a participação de atletas olímpicos como a judoca Sarah Menezes, que acendeu a pira olímpica, e o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Durante a cerimônia, os Estados apresentaram suas delegações e a cidade anfitriã fez apresentações culturais.

Responsável por levar a bandeira do Tocantins na solenidade de abertura dos Jogos, a judoca Luana Cândido, aluna do Colégio Estadual Don Alano, comentou sobre a emoção de levar o pavilhão tocantinense. “É uma adrenalina muito grande representar o Estado com a bandeira. É a primeira vez que eu entro com a bandeira e é muito emocionante”, ressaltou.

Sobre a competição, a atleta que acabou de retornar de uma jornada vitoriosa ao Canadá, acredita que o caminho até o pódio será complicado. “Não é nada fácil, como eu já esperava, mas vou dar o meu melhor para trazer um bom resultado para o Estado”, disse.

Também do Judô, o atleta Mayons Brito, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, é experiente nos Jogos Escolares da Juventude, tendo conquistado um bronze na edição 2013 da competição. Mesmo sendo um veterano nos jogos nacionais, o judoca frisa que a emoção de participar da abertura oficial da competição ainda é muito grande. “Ano passado eu fui medalhista de bronze e este é meu último ano. Acho que a gente tem que aproveitar cada segundo desse evento que é muito grande e muito importante para a vida do atleta. A gente vê os Estados se perfilando, o coração vai acelerando e é muita emoção na vida do atleta” destacou.

Competições

Os jogos são realizados entre os dias 7 e 15 de novembro, com disputas em 13 modalidades individuais e coletivas. Na manhã desta sexta-feira, 7, as competições individuais já começaram com provas de atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

No período da tarde, com exceção do ciclismo, as competições continuam, ao mesmo tempo que os atletas estreiam na ginástica rítmica e na luta olímpica. (Ascom/Seduc)