Saúde

Foto: Divulgação

Dentro da programação do Novembro Azul, o Sistema CNA/Faet/Senar, entidade presidida pela senadora Kátia Abreu, realizou nesta quarta-feira, 19, no auditório da Instituição, uma palestra sobre a importância da realização de exames preventivos contra o câncer de próstata. A palestra será feita pela enfermeira Zenilda Marques, especialista em Saúde Pública.

Para a senadora Kátia Abreu, idealizadora do programa, “é muito importante ressaltar que os exames preventivos contra o câncer de próstata devem ser feitos com periodicidade e em homens que já completaram 40 anos. Quando a doença é diagnosticada precocemente sua cura é mais fácil e rápida”, justifica Kátia Abreu.

De acordo com o superintendente do Senar Tocantins, Maia Júnior, a Instituição tem trabalhado a prevenção contra o câncer do colo do útero e de próstata através do programa Útero é Vida, que realiza exames por todo o Estado do Tocantins, especialmente em propriedades rurais, comunidade quilombolas e aldeias indígenas.

Desde novembro de 2012 já foram realizados mais de sete mil exames de prevenção contra o câncer de próstata no Tocantins. Durante a realização do programa nos municípios, os pacientes têm a oportunidade de assistirem palestras sobre sexualidade, andropausa e cuidados com higiene pessoal.    

Programa Útero é Vida

A unidade móvel, com dois consultórios para coleta de material, tem levado atendimento básico de saúde a vários lugares do Tocantins que, geralmente, não tem acesso a este tipo de exame, proporcionando informação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e de próstata. (Ascom Faet/Senar)

Por: Redação

Tags: Kátia Abreu, Maia Júnior, Novembro Azul, Senar, faet