Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Waldemir Ricardo A abertura do evento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim e de demais autoridades do setor A abertura do evento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim e de demais autoridades do setor
  • Membro da delegação do Tocantins, o presidente do Conselho Estadual de Educação destacou a importância da participação efetiva na elaboração do PNE

Uma delegação formada por 32 representantes tocantinenses dos setores da educação e dos movimentos sociais estão participando, em Brasília/DF, da edição 2014 da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), que está sendo realizada até o domingo, dia 23. Estão reunidos na capital federal cerca de quatro mil pessoas, representantes de todos os estados que durante os dias de evento discutirão propostas que poderão subsidiar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A abertura do evento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e do coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes.  

Um dos representantes tocantinenses na Conferência, o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Cicinato Mendes, destacou que nesta edição, a participação de representantes de movimentos sociais ligados à educação tem sido um diferencial positivo. “O que estamos presenciando é a ampla participação dos movimentos sociais. No final da conferência será elaborado um documento com a participação de representantes de todos os estados brasileiros e dos movimentos sociais”, explicou.

O tema norteador da Conferência Nacional de Educação 2014 é “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. A temática foi discutida em todos os Estados, através das conferências municipais e estaduais, durante todo o ano, garantindo assim uma maior participação dos delegados na elaboração das propostas finais.

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins destacou que esta é a oportunidade de estudos dos temas para a elaboração do Plano Nacional de Educação. “Estamos tendo maior aprofundamento das propostas do PNE, com ênfase para o estado democrático, para a participação dos movimentos sociais e para as propostas de melhoraria da qualidade da educação brasileira”, frisou Cicinato. (Ascom Seduc)