Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Bruno ganhou medalha de ouro pelo terceiro ano consecutivo Bruno ganhou medalha de ouro pelo terceiro ano consecutivo
  • Colégio da Polícia Militar da 403 Sul conquistou sete medalhas e três menções honrosas na Olimpíada de Matemática

O Tocantins conquistou 74 medalhas na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O estudante Bruno Barros de Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, foi ouro na competição pela terceira vez.

No total, o Estado recebeu uma medalha de ouro, 12 de prata, 61 de bronze e 107 menções honrosas. Bruno Barros conquistou o ouro pela terceira vez consecutiva e ficou em 21º lugar no ranking de estudantes nível 2 (8º e 9º ano) com melhor desempenho na Olimpíada. “Nos anos anteriores eu fiquei nas posições 101 e 80. Então eu melhorei muito e estou satisfeito”, ressaltou o estudante, que juntamente com a aluna Suellen Christina Brandão Viera, da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins, foi convidado a participar Programa de Iniciação Científica (PIC) da Obmep, em janeiro de 2015, em Brasília.

Do Colégio da Polícia Militar (CPM) da 403 sul, em Palmas, sete estudantes conquistaram medalhas, sendo duas pratas e cinco de bronze. Um deles é o aluno Valdenor Martins de Morais, do 6º ano do ensino fundamental. De acordo com ele, que tem apenas 11 anos, a Matemática é a sua matéria preferida. “Gostei muito de ter sido premiado, fiquei feliz e vou compartilhar a notícia com minha família”, disse.

“Isso é fruto de um trabalho constante para que os alunos aprendam Matemática e incentivamos sempre a participação deles nas olimpíadas”, completou o diretor da escola, capitão Miron Martins da Silva.

Além dos alunos, a unidade escolar e dois professores também foram premiados na Olimpíada como destaque. Para o professor de Matemática premiado, Dionildes Jacome, o reconhecimento é resultado do esforço e compromisso com o ensino. “Não ensinamos o aluno a decorar, ensinamos Matemática contextualizando com ações do dia a dia para que o aluno aprenda e esse resultado é uma valorização pelo que fazemos”, ressaltou.

Assim como o professor Dionildes, a professora Ana Claudia Coelho Oliveira, também do CPM, e a educadora Nizia Cristina Nascimento Silva, do Educandário Evangélico Ebenezer, de Gurupi, serão premiadas com tablet, diploma e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática. Outros 17 professores de Matemática vão receber diploma de homenagem e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática.

Entre as unidades escolares, a Escola Estadual Militar da 403 Sul vai receber um kit esportivo; assim como outras 15 escolas do Estado, que receberão kits de material pedagógico. Também receberão troféus as secretarias municipais de Educação dos municípios de Arraias e Fortaleza do Tabocão. (Ascom Seduc)