Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) terá novo gestor a partir desta sexta-feira, 12, às 16h, quando será empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ), para mandato de dois anos, o Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira.

Pereira volta ao cargo para cumprir seu terceiro mandato. Ele já exerceu a chefia do Ministério Público Estadual por duas gestões consecutivas, nos biênios 2009-2010 e 2011-2012.

Como principais realizações das suas passagens anteriores pela Procuradoria-Geral de Justiça, pode ser destacada a construção de 10 sedes próprias de Promotorias de Justiça no interior do Estado, abertura de concursos para membros e servidores e a valorização do pessoal, com a instalação do Setor de Saúde, incorporação da produtividade, instituição do auxílio-creche, revisão do Plano de Cargos e Carreiras e implemento do adicional de férias, entre outras ações. O combate à corrupção também foi intenso, sendo marcado pelaapresentação de 86 denúncias criminais, por parte do PGJ, contra prefeitos.

Para chegar ao terceiro mandato, Pereira foi à disputa com mais dois candidatos, obtendo cerca de 77% dos votos na eleição para a formação da lista tríplice destinada à escolha do PGJ, realizada em outubro. Após receber a lista, o Governador do Estado escolheu o mais votado para comandar o MPE.

Perfil

Natural de Tocantinópolis, Clenan Renaut de Melo Pereira ingressou no MPEem 1990. Foi o primeiro Promotor de Justiça a atuar em Palmas, tendotrabalhado também em diversas comarcas do interior. Em 2001, ascendeu ao cargo de Procurador de Justiça. Entre outras funções referentes ao MPE, foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Diretor-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), coordenador do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenador dos Centros de Apoio Operacional (Caops) do Meio Ambiente e do Consumidor e Subprocurador-Geral de Justiça. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça nos biênios 2009/2010 e 2011/2012. Atualmente, é Corregedor-Geral do MPE.

Mais posses

Também na sexta-feira, 12, a partir das 9h30, em sessão solene do Colégio de Procuradores, será empossado o novo Corregedor-Geral do MPE, Procurador de Justiça João Rodrigues Filho. Um dos cinco assentos do Conselho Superior do Ministério Público também será renovado nesta ocasião, sendo empossado como membro do Conselho o Procurador de Justiça José Demóstenes de Abreu. (Ascom MPE)