Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Ponto de Cultura Ideia Cultural conveniado com a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Universidade do Tocantins (UFT) destaca-se no cenário das artes cênicas. Recentemente, 30 participantes, entre crianças, jovens e adultos, do Projeto "Caravelas Ventos que Sopram Histórias" receberam certificado do Curso de Iniciação Teatral da UFT, que teve carga horária de 200 horas, foi ministrado pelo ator, diretor e acadêmico do curso de teatro da UFT, Lucas Justino, e coordenado pela professora mestre da Universidade Federal, Daniela Rosante.

No primeiro semestre de 2015, os participantes estreiam o espetáculo "João e Maria: uma Aventura no Cerrado", espetáculo teatral com atores do curso e vencedor do Programa de Incentivo a Cultura (Promic 2014) da Fundação Cultural/ Prefeitura de Palmas.

Para o coordenador do Ponto de Cultura Ideia Cultural, Ubirajara Augusto Pereira, o projeto encerrou com chave de ouro. "O belíssimo trabalho desenvolvido por esses jovens em nosso Ponto de Cultura quebrou as barreiras e nossos muros entraram na Caravela e saíram literalmente a navegar, espalhando teatro por onde passaram, estiveram em Arraias, e em mais de cinco comunidades quilombolas, além de diversos espaços da nossa Capital levando arte e cultura", disse.

Ponto de Cultura

O programa Ponto de Cultura é promovido pelo Ministério da Cultura (Minc) que, por meio de convênio com o governo municipal,  promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, contribui para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais. (Secom Palmas)