Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Encerra-se na próxima segunda-feira, 19, o curso direcionado à produção de mandioca realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol. O curso é uma parceira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo do curso é formar profissionais cujas habilidades estejam voltadas à produção da mandioca, buscando o aproveitamento integral da cadeia produtiva com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Cerca de 20 alunos do curso participaram de aulas práticas, com a carga horária de 160 horas. Segundo a engenheira agrônoma do Senar, Daisy Parente Dourado, o curso pretende aprimorar conhecimentos teóricos e práticos sobre o cultivo da mandioca. “Os participantes aprendem a preparar o local adequado para o plantio, efetua adubação, controla as principais pragas, beneficia a mandioca e ainda observar as normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental,” explica.

 Já o chefe da Unidade, Jadson Jardim, explica quais as informações técnicas que foram repassadas aos participantes: “Os alunos tiveram aulas teóricas que foram postas em prática o cultivo da mandioca, comercialização, planejamento da produção, escolha da área de plantio, preparo do solo, produção e preparo de mudas,  plantio, tratos culturais, controle fitossanitário, colheita, comercialização e empreender no campo”.