Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começam nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2015. Pela primeira vez desde a criação do prêmio em 2003, o processo seletivo será inteiramente realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra propriamente dita. Outra novidade desta edição é que os vencedores serão anunciados em julho durante a 13ª edição da Festa Literária de Paraty, a Flip. 

O Prêmio Sesc de Literatura é um incentivo à produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. Entre os escritores revelados em edições anteriores do Prêmio Sesc de Literatura estão Sérgio Leo, jornalista que após o Prêmio lançou o livro “Ascensão e Queda do Império X”, sobre Eike Batista,  Luisa Geisler, vencedora nas duas categorias – conto, em 2011, e romance, em 2012, André de Leones, vencedor em 2006 com o livro “Hoje Está Um Dia Morto”, que será adaptado para o cinema, e Marcos Peres, ganhador de 2013, com “O Evangelho Segundo Hitler” e também vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes e finalista do Jabuti.

Para participar, os candidatos deverão ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas. A inscrição gera automaticamente um código identificador, a partir do qual o concorrente poderá acompanhar todas as etapas do processo de avaliação.

O edital completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mailliteratura@sesc.com.br. (Ascom Sesc)