Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a meta de sensibilizar os usuários do lago da UHE Lajeado – Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e coibir a pesca predatória no período da Piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), através da Agência Regional de Palmas, em conjunto com Guarda Metropolitana e a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Capital realizaram nos últimos dias, operações de fiscalização.

As ações resultaram na apreensão de 2.500 metros de redes, 01 molinete, 02 carretilhas e 29 quilos de pescados de diversas espécies e aplicados dois autos de infração no valor total de R$ 1.880,00.

Durante as abordagens também foi desenvolvido um trabalho de sensibilização com orientações sobre os prejuízos ocasionados pela pesca no período da piracema, com destaque na necessidade de se pescar dentro das normas estabelecidas pela lei ambiental.

Resgate

Durante o plantão a equipe conseguiu salvar um tamanduá bandeira que estava à deriva no Lago de Lajeado, em ação conjunta com a Guarda Metropolitana de Palmas. As ações ocorreram em duas etapas: entre os dias 19 e 22 de janeiro e do dia 26 a 02 de fevereiro.