Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Em meio ao clima ameno e tranquilo do Distrito de Taquaruçu, onde a Prefeitura realiza um Carnaval que busca resgatar tradicionais valores dos antigos carnavais, muitas famílias encontraram neste evento o lugar ideal para compartilhar este momento levando suas crianças para conhecer e participar do evento de forma segura e com muita alegria.

A Folia da Paz em Taquaruçu, que teve início por volta das 17 horas de segunda-feira, 16, com matinê à fantasia, com pintura facial, brincadeiras e fantasias, tudo ali mesmo na Praça Joaquim Maracaípe proporcionou muita diversão à criançada, podendo participar das brincadeiras de circo e também exibir suas fantasias.

Na oportunidade também foram entregues os prêmios patrocinados pela Associação dos Servidores Públicos Municipais (Assemp) às fantasias vencedoras no domingo, 15. Onde foram premiados na categoria infantil, com a fantasia “India”, Maria Eduarda (9 anos), levando para casa um aparelho celular, também na categoria Baby, o vencedor, com a fantasia, Burrinho de Olinda, Luiz Bento (1 ano). Já na categoria adulto, quem faturou o prêmio com a fantasia “Erva Venenosa” foi Lhaura Lorraynna, levando para casa um fogão. 

Erika Lima, moradora de Taquaralto, fez questão de levar sua afilhada, a pequena Hellen Sophia, de 4 aninhos, no clima do carnaval, fantasiada com roupas e acessórios típicos dos anos 80 para conhecer a festa do momo, e também se divertir com a pintura no rosto, e diversas brincadeiras proporcionadas no local. “É muito importante que ela conheça a verdadeira magia do Carnaval, conheça o lado cultural da festa, não apenas o que a maioria transmite, de que se trata de um evento violento, em que as crianças não podem participar”, enfatizou Erika. 

Enquanto Antônia Neta, acompanhada do esposo, e seus dois filhos, Elias Jr. (8 anos), e Clara Stefany (7 anos), disse que foram os pequenos que pediram para vir participar da festa, motivados pela participação de outras crianças mostrados nas emissoras de TV. “Me surpreendeu o modelo de festa realizado este ano, aqui podemos trazer nossas crianças, e também nos divertirmos”, disse Antônia. 

Já a comerciante, Maria do Socorro, moradora do Distrito comemora os resultados obtidos com as vendas no evento, elas nos conta, que além de aprovar o novo modelo de Carnaval deste ano, como moradora de Taquaruçu, disse que é o que a população espera para festa no local. “Um evento como este que reúne a família é o que nós comerciantes e moradores queremos, pois além de ser tranquilo e seguro, termina cedo, e aqui nós gostamos de tranquilidade e dormir cedo”, enfatizou a comerciante. 

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, fez uma avaliação positiva do evento, ressaltando a importância de resgate do legado cultural do Carnaval de marchinhas. “Estes últimos dias de evento nos confirmaram que estamos no caminho certo, com o investimento em resgatar a tradição da cultura popular brasileira por meio das marchinhas, fortalece a construção da identidade cultural do nosso povo”, enfatizou a presidente. 

Para Eliane, a adesão dos palmenses a este modelo de Carnaval adotado pela Prefeitura de Palmas foi demonstrado pela participação de toda a família, o que já a leva a acreditar na implantação deste formato de evento para o próximo ano. “O sentimento de pertencimento do palmense estampado no rosto, não tem preço, é emocionante ver a alegria dos pais em proporcionar aos filhos um pouco daquilo que vivenciaram nas matinês, fantasiando agora seus pimpolhos para vivenciar o Carnaval de Taquaruçu.Sem dúvida fica a semente para 2016.” 

A festa também foi animada ao som da Banda da Guarda Metropolitana de Palmas, Dj Allys. e músicas Carnavalescas com Lucimar e Mara Rita.