Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Denise Soares

Em dois dias de fiscalização, a Operação Pró-Consumidor, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), apreendeu mais de 100 quilos de carne sem procedência na cidade de Natividade. A operação, conduzida  pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Consumidor e vigilâncias sanitárias do Estado e do Município, teve início na segunda-feira, 23, e tem expectativa de inspecionar todos os açougues e supermercados da localidade.

A operação atende a um pedido da Promotoria de Justiça de Natividade e tem como objetivo principal o combate à comercialização de carne clandestina, ou seja, que não tem procedência, e também da imprópria para o consumo. Foram recolhidos, até o momento, carne de sol exposta sem a devida proteção, linguiças e carne suína. Nas inspeções, são avaliadas as condições de higiene do estabelecimento e o acondicionamento dos produtos.

Nos supermercados, além da carne, os fiscais verificaram a validade dos produtos expostos e apreenderam 170 produtos vencidos ou com embalagens rompidas. Em um deles, foram encontrados 126 itens de medicamentos em condições de consumo, mas cuja comercialização é proibida nesses locais. Por esse motivo, deverão ser doados à farmácia do município.

Como penalidade, os estabelecimentos tiveram os produtos recolhidos, foram notificados e receberam auto de infração. Esta foi a primeira operação de 2015 e segundo a coordenadora do Caop do Consumidor, Araína Cesárea D'Alessandro, as operações terão caráter permanente e deverão abranger todo o Estado. "A intenção do MPE é realizar esse trabalho em todos os municípios do Tocantins, sempre com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor", ressaltou.