Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

De forma dinâmica, a Cia de teatro foca na necessidade do planejamento financeiro familiar

De forma dinâmica, a Cia de teatro foca na necessidade do planejamento financeiro familiar Foto: Luiz Melquíades

Foto: Luiz Melquíades De forma dinâmica, a Cia de teatro foca na necessidade do planejamento financeiro familiar De forma dinâmica, a Cia de teatro foca na necessidade do planejamento financeiro familiar

A Companhia de Teatro Ensino em Cena, do Rio de Janeiro, apresentou na manhã desta terça-feira, 9, no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, no Jardim Aureny I, em Palmas, espetáculo sobre educação financeira. O evento faz parte da programação da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (Senef).

O objetivo é esclarecer os jovens do ensino médio sobre a importância de elaborar planejamentos financeiros para a vida. A estudante Márcia Lima Reis, 17 anos, que cursa o último ano do ensino médio, disse que ainda não tinha pensado em planejamento financeiro. “O espetáculo é bem interessante, aprendi muito, vou pensar mais sobre os meus objetivos e as minhas escolhas, agora com outro olhar”, contou.

A diretora interina da escola, Nilva Leal Gomes Bueno, informou que o CEM Santa Rita desenvolve o projeto educação financeira desde 2010 e, atualmente, três professores estão fazendo capacitações sobre o assunto para implementar ações em 2015. “Essa foi uma das melhores apresentações teatrais apresentadas na escola, porque foi o resumo dos temas que discutimos na sala de aula, foi uma mensagem repassada de jovens para jovens e destaco a criatividade. Isso tem mais efeito do que uma simples palestra”, frisou.

O espetáculo é dirigido por Francis Ivanovich apresentou a história de quatro estudantes que planejam a festa de formatura e que entre outras coisas discutem sobre a necessidade da empresa que fará a festa ter um seguro e no decorrer do texto, vão abordando temas como aposentadoria privada e DPVAT.

A Semana Nacional de Educação Financeira está sendo realizada no período de 9 a 15 de março. É uma ação do Comitê Nacional de Educação Financeira, com a parceria da Global Money Week e Superintendência de Seguro Privado.

Ação no Tocantins 

Alexandra Camargo, gerente de Formação da Secretaria da Educação, explicou que o Tocantins desenvolve o projeto piloto Educação Financeira desde 2010. Este ano, a temática será trabalhada em 76 escolas, nas 13 Delegacias Regionais de Educação. (Ascom Seduc)