Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Júlio Cruz

A participação feminina em micros e pequenos negócios tem aumentando a cada dia no cenário nacional e também no Tocantins. Aqui no estado, estas mulheres já são maioria na contração de empréstimos junto ao Banco do Empreendedor, instituição do Governo do Estado voltada à valorização e incentivo aos microempreendedores.

Em números percentuais a participação feminina já representa 52,68% dos empréstimos concedidos pelo Banco, o que representa 23.280 mulheres participando de forma direta ou indireta em pequenos negócios espalhados por todo o Estado. O presidente do Banco do Empreendedor, Acy de Carvalho Fontes, explica que esta é uma tendência que vem se concretizando em vários setores, já que as mulheres, em sua maioria, são mais comprometidas e mais preocupadas com o bem estar da família, preenchendo com mais facilidade os pré-requisitos para concessão de empréstimos.

“Estas 23 mil mulheres representam mais de 35 milhões de reais emprestados por meio do microcrédito nestes 16 anos de história do Banco. Esta constatação é motivo de muito orgulho, porque reafirma a função social do Banco do Empreendedor com as famílias tocantinenses, especialmente com as mulheres, em reconhecimento às conquistas importantes que este segmento feminino tem alcançado em várias esferas”, enfatiza o presidente.

Acy de Carvalho também destaca que o Banco do Empreendedor deve priorizar a partir de agora a concessão de empréstimos para mulheres. “As mulheres precisam ocupar mais espaços no mercado, precisam de mais oportunidades, justamente para haver equilíbrio. É por isso que pretendemos priorizar a concessão de empréstimos a empreendimentos que tenham mulheres à frente”, destaca.