Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o início de atividades previsto para o mês de abril, o Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já está recebendo inscrições para a primeira etapa de 2015. Ao todo, serão atendidos cerca de três mil estudantes do Tocantins, localizados em 41 municípios considerados prioritários pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que possuem um índice de mais de 20% de analfabetos em sua população. 

O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo superar o analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Os interessados deverão procurar as escolas estaduais localizadas nos municípios citados abaixo. 

Segundo a gestora estadual do programa, Elizete Viana Paixão, todos os alfabetizadores e coordenadores do projeto são veteranos e passaram por processo seletivo em 2014. “São os próprios alfabetizadores que formam suas turmas, o processo de alfabetização tem a duração de oito meses e tem carga horária semanal de 10 horas”, concluiu. 

Todas as aulas do programa acontecem em espaços públicos, como escolas estaduais e ou municipais. A Seduc é a instituição responsável pela formação dos técnicos de apoio do programa, distribuídos entre as diretorias regionais de ensino. O trabalho será realizado por meio de vídeo conferência e apoio de livros para orientação dos alfabetizadores e coordenadores. 

Mais municípios do Estado deverão ser atendidos nas próximas etapas do programa, após publicação de nova resolução do Ministério da Educação. Mais informações podem ser solicitadas junto à gestora estadual do programa.

Municípios contemplados:

Babaçulandia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Muricilandia, Piraque, Riachinho, Aragominas, Arraias, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Paranã, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tupiratins, Almas, Conceição do Tocantins, Taipas, São Valério, Lizarda, Tocantínia, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Felix do Tocantins, Centenário e Recursolândia. (Ascom Seduc)