Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

O Secretário de Esportes, Juventude e Políticas sobre Drogas, Edilson Vieira esteve reunido na noite desta terça-feira, 10, na Secretaria de Esportes, com os líderes e dirigentes dos times da zona rural de Tocantinópolis que irão participar do Campeonato Rural edição 2015. 

A divulgação do Calendário Esportivo foi um dos assuntos abordados na pauta da reunião que definiu alguns pontos do Campeonato Rural a ser realizado neste ano.

Segundo o secretário o município está tendo algumas dificuldades financeiras em relação aos repasses Estaduais e Federais, ou seja, diminuíram bastante, mas mesmo assim o prefeito Fabion Gomes não vai deixar de realizar as competições esportivas, haja vista que no município as competições já vêm sendo realizadas periodicamente e esses recursos já estão previamente dentro da dotação orçamentária.

Durante a reunião, Edilson Vieira informou aos dirigentes que a intenção é que o prêmio para Campeonato seja no valor de R$ 4.000,00, essa premiação estará sendo distribuída ao primeiro e segundo lugar e aos artilheiros da competição.

Um dos pontos polêmicos tratados foi em relação à quantidade de atletas de fora que poderão atuar na competição, sendo que a maioria dos dirigentes aprovaram no regulamento 03 jogadores da cidade sem comprovação de residência ou empregatícia da zona rural. Os times também terão a opção de ter como seus atletas 03 jogadores indígenas das diversas aldeias que circundam nossa cidade, haja vista que no mês de abril haverá uma competição esportiva dos povos indígenas de nossa Região. Esta medida visa dar maior equilíbrio entre as equipes da zona rural e prestigiar em primeiro lugar, os atletas destas mesmas localidades.

Os jogos acontecerão nos campos de futebol de cada localidade, onde os mesmos estarão recebendo todo o suporte para que ocorram as partidas com segurança conforme previsto pela Secretaria Municipal de Esportes.

Até o presente momento estão confirmadas 08 equipes da zona rural, mas acredita-se que até o termino desta semana haverá mais uma equipe participante. Dessa forma, a distribuição dos times aconteceu por ordem de sorteio onde as equipes foram divididas em duas chaves, A e B, respectivamente. Os times que comporão a Chave “A” serão: Rio Mar, Explosão, Portuguesa e Cruzeiro. Já a Chave “B”, está confirmada: Rodagem, São Raimundo, Mumbuca e Karibe, atual campeão rural de 2014.

Edilson Vieira disse que o objetivo do Campeonato é promover e desenvolver o convívio pela unidade, amizade e companheirismo, ampliando um bom relacionamento entre as equipes de futebol da zona rural e os desportistas da nossa cidade. “Promover o desenvolvimento social da nossa comunidade e com este trabalho, possibilitaremos às mesmas, condições de superar os problemas enfrentados com este mundo tão globalizado e pouco solidário, onde cada dia que passa a violência, as drogas e o alcoolismo, deixam mais pessoas desempregadas e cada vez mais distante uma das outras. Diante disso, vemos que o esporte e o lazer possui o poder de sedução para aproximar as pessoas numa convivência harmoniosa e prazerosa entre a sociedade”, enfatizou o secretário. (Ascom Tocantinópolis)