Economia

Foto: Divulgação

Instrumento de conscientização de estudantes de todo o Brasil sobre a importância dos bons tratos com a renda familiar, a Semana de Educação Financeira que se encerra nesta sexta-feira, 13, abrange uma série de atividades educativas e lúdicas que envolvem alunos e professores. No Tocantins, 76 escolas da rede estadual participaram das atividades referentes às temáticas da Semana, envolvendo milhares de estudantes de todo o Estado.

Em Porto Nacional, a 65 Km de Palmas, estudantes do Centro de Ensino Médio Félix participaram nesta quinta feira, 12, de palestra sobre empreendedorismo. Além disso, no Centro de Ensino Médio Florêncio Ayres, foi realizado o lançamento oficial da Semana, com palestras e apresentações de vídeos sobre educação financeira.

Durante os eventos, os estudantes demonstraram satisfação através de olhares atentos e aplausos aos assuntos abordados. Mileny Barbosa Sampaio, da 2ª série do ensino médio,conta que os estímulos ao empreendedorismo surgiram após a palestra que acompanhou.  “Despertou em mim ideias para abrir uma empresa, pretendo formar em odontologia e ter meu próprio consultório”, disse.

Já Gabriela Pereira Alves, aluna do CEM Félix, disse que muitas coisas sobre empreendedorismo ficaram mais claras para ela. “Eu achava que os mais velhos é que tinham mais chances para abrir um negócio, mas aprendi que entre 18 a 35 anos é mais fácil ser empreendedor”, destaca. 

Diretora regional de ensino, de Porto Nacional, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira, ressalta a importância deste tema dentro da escola. “Os jovens são estimulados a pensar no seu futuro, sonhar com algo que seja seu e que traga crescimento pessoal e profissional”, pontuou.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Educação Financeira da Seduc, Alessandra Camargo, as atividades referentes à Semana no Tocantins foram realizadas em unidades escolares nas 13 Diretorias Regionais de Ensino do Estado. “Cada escola selecionada para receber a Semana teve que promover pelo menos três atividades diferentes sobre o tema”, completou.

Estratégia Nacional

A Semana Nacional tem por objetivo promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), estimulando a educação financeira dos estudantes, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e tomada de decisões conscientes. (Ascom Seduc)