Algumas figuras políticas do Tocantins se pronunciaram através das redes sociais sobre as manifestações anti-Dilma que aconteceram no último domingo, 15, por todo o Brasil. O senador Ataídes Oliveria (PSDB) foi um dos que conclamou a população a ir para as ruas. O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) fez questão de publicar vídeo mostrando-se presente em manifestação e Tiago Andrino (PP) comentou.
O senador Ataídes usou tanto o twitter quanto o facebook para disseminar o chamamento ao público a participarem do ato. Em vídeo, o senador afirma que “chega de tanta corrupção, de tanta mentira, de tanta incompetência e de tanto descaso com o interesse público. O povo está cansado e merece respeito”, manifestou. Em descrição, Ataídes disse que a manifestação de domingo não tem nada de golpismo e nem terceiro turno, “vamos pra rua”, convidou.
Olyntho também publicou um vídeo conclamando a população a participar da manifestação e outro mostrando estar presente em manifestação no município de Araguaína – que aconteceu no período da manhã- e confirmando que também estaria em ato na Capital, logo mais à tarde. “Araguaína cedo e agora a tarde Palmas-TO. O Brasil está todo assim!!! #VemPraRua #ForaDilma #Palmas #VQV", publicou.
O presidente do diretório de Palmas do Partido Progressista, Tiago Andrino, realizou o que chamou de “um breve resumo” do que pensa sobre o momento de ampla discussão sobre os caminhos do País. Segundo sua postagem no facebook, Andrino posicionou ser contrário ao Impeachment e a Ditadura Militar e a favor da Reforma Política. “Temos que lutar para mudar o sistema, pois trocar de Presidente antecipadamente não resolve em nada os problemas do país. Basta ver os escândalos envolvendo quase todos os partidos e os principais líderes do país em diversos episódios. Vamos transformar esta crise em uma grade oportunidade de mudarmos o sistema político Brasileiro com a força do povo”, publicou.
O senador Donizeti disse em publicação no facebook, estar tranquilo em relação as manifestações de sexta-feira e de domingo e comentou. “A diferença reside no fato de que os manifestantes da sexta sabem que o que eles querem, o combate à corrupção e a defesa do BRASIL é a Presidenta Dilma Rousseff que está fazendo e que melhor poderá fazer. Os Manifestantes de domingo não percebem isso, a maioria por desconhecimento do processo histórico. Alguns por interesses feridos não aceitam que os pobres ascendam economicamente e socialmente. Outros por estarem intoxicados pela carga de ódio distilada por alguns lacaios dos interesses internacionais. Penso que a Presidenta Dilma Rousseff não tem nada a temer e sim a comemorar, por que valeu a pena resistir à ditadura militar, valeu a pena ter resistido à tortura para que pudéssemos estar vivendo em um país democrático”, escreveu.