Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentam os resultados do trabalho de vigilância de cenários de estiagem e seca no Sul e Sudeste do Tocantins nesta quarta-feira, 17, no Congresso Internacional de Segurança da Água, em Brasília. O trabalho foi desenvolvido pela Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador.

A diretora Adriane Feitosa Valadares fará a apresentação dos resultados do trabalho intersetorial, que abordou o monitoramento da qualidade da água para consumo humano em 27 municípios do Sul e Sudeste do Tocantins e ações de educação em saúde focadas na prevenção de doenças de veiculação hídrica em cenário de escassez de acesso à água.

Congresso

O evento acontece entre os dias 16 e 18 de março e é promovido pelo Ministério da Saúde. A proposta do congresso é discutir aspectos políticos, de regulação, gestão, vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. Participam do encontro especialistas no assunto do Brasil e da América Latina.

Entre os assuntos abordados estão Plano de Segurança da Água, Água e Saúde Pública no Contexto Internacional, Implementação de Planos de Segurança da Água, Regulação de Saneamento, Gestão dos Recursos Hídricos, Prevenção de risco na distribuição de água para consumo humano durante eventos climáticos extremos e Contaminantes Emergentes.

Vigiágua

No Tocantins, o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) foi implantado em 2002 com o intuito de qualificar o monitoramento da qualidade da água através da parceria entre secretarias municipais e estadual de saúde. (Ascom Sesau)