Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Por cerca de uma hora e meia, na tarde desta quinta-feira, 17, as ações de combate à seca nos municípios do Sudeste do Tocantins foram tema central de reunião entre técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Defesa Civil do Estado do Estado do Tocantins e Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Além de avaliar as ações realizadas em conjunto, os órgãos pontuaram atividades para este ano, quando a região deverá ter repetidos os problemas causados pela estiagem.

Para a diretora de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Adriane Feitosa Valadares, o encontro dos técnicos tem a função de evitar a sobreposição de ações, uma vez que o foco é único, ou seja, “são as estratégias a serem adotadas em situação de estiagem e seca no Sudeste do Tocantins”. “A ideia é avaliar o que se fez ano passado e ver quais as perspectivas para este ano, quais as possibilidades de se fazer ações integradas. Foi uma reunião positiva e deu pra desenhar uma estratégia que envolva todos os parceiros”, destacou Adriane.

A diretora reconheceu que há algumas limitações quando se trata de recursos humanos e financeiros na execução de uma série de atividades relacionadas à seca, por isso as ações conjuntas têm importância na somatória de esforços. “O objetivo é potencializar essas ações atuando conjuntamente e compartilhando informações. Temos ações há anos com a ATS e estamos acompanhando como está e é feita a distribuição da água, como ela está sendo tratada”, pontuou.

Ações concretas

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lembrou das ações nos 27 municípios do Sudeste e em outros cinco nas demais regiões, que tiveram sérios problemas causados pela seca em 2015. “Uma das nossas principais atividades foi a Operação Caminhão Pipa, iniciada no dia 3 de agosto e encerrada dia 31 de dezembro. Neste período, contratamos 65 caminhões e os colocamos tanta na cidade quanto na zona rural para levar água para milhares de famílias”, pontuou Fernandes.

Paralelo à Operação, a ATS acompanhou de perto a instalação das cisternas do Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. Os equipamentos têm capacidade para 16 mil litros, e milhares foram abastecidos com água levado pelos caminhões.

Após alinhar os assuntos na reunião, os técnicos dos quatro órgãos continuarão aperfeiçoando algumas atividades, visando melhorar ainda mais os projetos para 2016.