Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima

Empresários do ramo de energia fotovoltaica estiveram reunidos nessa terça-feira, 31, com a vice-governadora, Cláudia Lelis, para apresentação do projeto para instalação de uma empresa de fabricação de energia elétrica obtida a partir da luz solar.

O presidente do conselho da holding Sandylon Investments, Rodolfo Toni, que tem no grupo a empresa Soliker Brasil, com sede em Campinas, São Paulo, relatou à vice-governadora que a empresa encontrou no Tocantins as condições ideais para instalação da empresa. "Já existem dois leilões do governo federal para essa atividade que vamos disputar esse ano, nossa pretensão é grande e arrojada e em um curto espaço de tempo queremos implantar o negócio no Tocantins", explicou o presidente do conselho.

“O apoio do Governo do Estado é fundamental para que esse investimento venha para o Tocantins, seja na desburocratização das licenças necessárias, ou na viabilidade de área para instalação do empreendimento”, destacou Rodolfo Toni.

Os empresários adiantaram que pretendem instalar uma empresa de 60 a 90 megawatts de geração de energia, com investimentos de cerca de R$ 450 milhões. De acordo com os investidores, a área ainda está sendo avaliada, mas, que por condições de logística e de distribuição da energia, a região central do Tocantins seria ideal.

Cláudia Lelis informou aos empresários que o governador Marcelo Miranda está determinado a promover neste Governo um grande choque de gestão e que a industrialização é o ponto de partida. “Nós temos como promover o desenvolvimento social e econômico do Tocantins e a vinda de empresários buscando nosso apoio para um empreendimento como esse é uma excelente oportunidade, e não mediremos esforços para viabilizar a instalação dessa empresa em solo tocantinense”, afirmou Cláudia Lelis.

A vice-governadora defende a geração de energia limpa, que busca o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. “A energia solar pode não ser a solução dos problemas energéticos, mas, com certeza, é uma excelente alternativa para o Brasil, e o Tocantins pretende alavancar essa ideia”, completou. 

O que é energia fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica obtida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados. O processo de conversão da energia solar utiliza células solares que são constituídas de elementos semicondutores, por exemplo, de silício.

O sistema solar fotovoltaico é diferente do sistema coletor solar térmico, no qual os raios de sol são usados para gerar calor, geralmente para água quente em casas, piscinas e ambientes.

Soliker Brasil

A holding Sandylon Investments, em que faz parte a empresa Soliker Brasil, proporciona soluções integrais na área de energia solar sustentável, integradas através da fabricação e comercialização de vidros fotovoltaicos e iluminação LED, bem como, serviços de engenharia básica, implantação, instalação, coordenação e assistência técnica.

A empresa é pioneira no Brasil e trouxe a tecnologia de células fotovoltaicas aplicadas em vidros laminados, com o objetivo de proporcionar soluções integrais na área de energia solar sustentável, integradas ou não à rede elétrica, através da fabricação e comercialização de módulos fotovoltaicos, assim como soluções em eficiência energética, serviços de engenharia básica, implantação, instalação, coordenação e assistência técnica.