Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 13, o professor aposentado e poeta Fidêncio Bogo, 83 anos de idade. Fidêncio Bogo foi servidor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) desde os primórdios da instituição, quando em Miracema. 

O professor estava sob cuidados médicos desde o carnaval e veio a falecer por volta das 10h30 desta manhã no Hospital Osvaldo Cruz, em Palmas.

Aposentado aos 71 anos, Fidêncio Bogo deixa marcas de seu trabalho também em seu blog (fidenciobogo.blogspot.com), onde escreveu lindas poesias e poemas sobre assuntos diversos. Foi membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras. Também recebeu quatro Títulos de Cidadão Palmense, Nativitano e Tocantinense. Ele deixa viúva, quatro filhas e sete netos.

Velório e enterro

O corpo de Fidêncio Bogo será velado a partir das 18h desta segunda no auditório da sede da Unitins, na Quadra 108 sul, Alameda 11, Lote 03.

Na manhã da terça-feira, 14, uma missa de corpo presente será realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Quadra 108 Norte, às 8h. O enterro está previsto para acontecer às 10h no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.

Pesar 

O ex-senador e atual deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) lamentou a morte do professor através de nota de pesar. Segundo o deputado, Fidêncio tem o nome cravado na história do Tocantins, por sua extensa colaboração com a Educação.  "Escritor e poeta, deixa enorme lacuna e um grande exemplo a ser seguido", afirmou o parlamentar.