Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Com a finalidade de reduzir gastos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)  firmou uma parceira com a Companhia de abastecimento Odebrecht/Saneatins para implantação do projeto “Consumidor Sustentável”, que é um programa gerenciador de consumo e controle de perdas destinados aos clientes de residência, comércio, indústria e público em geral. Nesta quarta-feira, 15, foi realizada na sede da Sesau a apresentação da etapa do projeto chamada “diálogo de consumo”, com a participação de servidores da pasta.

Na ocasião, os técnicos da Companhia de abastecimento salientaram que 70% do consumo de água em uma residência é gasta no banheiro. Há a necessidade de mudanças de hábitos principalmente nos locais como: banheiro, cozinha, garagem e higiene pessoal. Atualmente, a média nacional de gasto de água por habitante chega a 180 litros por dia.

Para a responsável da área Comercial da Odebrecht, Uilma Holanda esse é um trabalho de sensibilização que verifica o que pode ser feito para reduzir  o gasto e economizar água. “Essas orientações não se limitam somente na secretaria, os servidores tem sua família e levam conhecimento para casa e acaba mudando os hábitos. É bom para o órgão e para empresa de saneamento e para o meio ambiente”, destaca.

O gestor em saúde, Edivaldo Pereira da Silva Amorim ressalta que é uma iniciativa importante que vem conscientizar e incentivar o público em geral a preservação do meio ambiente e economia  de água.

No Final do projeto será entregue um certificado de servidor sustentável. O projeto também inclui outras etapas como: vistorias internas, afixação de material educativo, consumo noturno e vistorias externas. (Ascom Sesau)