Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O corpo do ex-deputado estadual Raimundo Moreira será levado para o Bico do Papagaio a partir das 10 horas desta segunda-feira, 27, para o município de Nazaré onde se será sepultado no distrito Piaçava nesta terça-feira, 28, por volta das 9 da manhã. O corpo de Moreira está previsto para chegar em Piaçava no início da tarde onde será velado na casa da família até o horário de sepultamento.

O ex-deputado faleceu na noite deste domingo, 26, no Hospital Osvaldo Cruz em Palmas por falência múltipla dos órgãos. O político lutava há mais de cinco anos contra um câncer. O velório de Moreira começou por volta da uma da manhã na Assembleia Legislativa por onde já passaram amigos, familiares e muitos políticos. No meio político a comoção é geral e vários parlamentares fizeram homenagens ao ex-parlamentar.

Moreira foi deputado por cinco mandatos e teve como marca seu pioneirismo no Estado nem como sua luta pela população do Bico do papagaio. Já foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes e também chegou a assumir o governo por três vezes.

O atual presidente da Assembleia, Osíres Damaso lamentou a morte do ex-colega e decretou luto de três dias no parlamento. Damaso afirmou que Moreira foi um homem público exemplar. Várias notas de pesar pelo falecimento do ex-deputado foram enviadas por várias autoridades.

Perfil

Moreira começou na política em 1988, junto com a criação do Tocantins, quando foi eleito prefeito de Nazaré (1989 – 1992). Desde que assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa, em 1995, Moreira vem ocupando cargos importantes na Casa, tendo sido segundo-secretário da Mesa Diretora, presidente de importantes comissões como a de Constituição, Justiça e Redação e a de Ética e Decoro Parlamentar, líder de governo e líder de bancada.

Moreira foi também presidente do Parlamento no biênio 1997/1998, ocasião em que assumiu o Governo de Estado por três vezes para substituir o então governador Siqueira Campos. De fevereiro de 2009 a 31 de janeiro de 2011, Moreira foi o líder do bloco oposicionista na Casa. Ele nasceu em 10 de fevereiro de 1950, no distrito de Piaçava, município de Nazaré (TO) que, na época, tinha aproximadamente 20 casas construídas de palha de coco babaçu. Raimundo Moreira traçou seu próprio caminho na vida e na política com muito esforço e dedicação.

Filho de pai lavrador e mãe quebradeira de coco babaçu, quando criança, ele ajudava o pai na roça e depois foi balconista, farmacêutico e professor primário concursado. Aposentado no cargo de advogado da União, pertencendo à carreira jurídica federal, o deputado é casado com Rosely Borges da Conceição Araújo, com quem teve dois filhos, Eveline e Danilo César.

Veja aqui os principais fatos da atuação parlamentar e política do ex-deputado Raimundo Moreira