Cultura

Foto: Divulgação

Cavalgada, churrasco, corrida de cavalos, shows, desfile cívico e muitas outras atrações compõem a programação de 33 anos da cidade de Fátima (registrado em 14 de maio), distante 110 km de Palmas, no centro do Estado. A programação oficial começa no próximo sábado, 02, com a VII Cavalgada Ecológica que deve reunir mais de 400 cavaleiros e amazonas.  

A Cavalgada de Fátima é uma grande homenagem ao homem do campo, que já se tornou tradicional na região. Em 2015, o percurso será de cerca de 10 km, saindo da Fazenda Pouso Alto, às 7 horas, percorrendo o centro da cidade de Fátima (Vilas Tocantins, Antônio Andrade, Avenidas 13 de Maio e JK, e a Feira Coberta) e encerrando na Fazenda Vista Alegre, local onde acontece a Corrida de Cavalos, a partir das 18 horas, com premiação para diversas categorias, e ainda shows com as duplas Luan & Luis e Bruno da Viola.

A expectativa é que a Cavalgada supere os números de 2014, quando cerca de 400 cavalheiros das cidades de Oliveira de Fátima, Santa Rita, Cristalândia, Pium, Brejinho de Nazaré, Rosalândia, Pugmil, Porto Nacional e Aliança, além dos representantes do próprio Município, participaram do evento, desfilando animais de diversas raças e portes, em suas comitivas.

"O envolvimento da à comunidade da zona rural nos faz acreditar que este ano a Cavalgada terá ainda mais participações", conta Raimundo Mascarenhas.

Programação de Aniversário

As atividades conhecidas como as Festas de Maio são promovidas pela Prefeitura Municipal e também englobam apoio as celebrações pela padroeira da cidade Nossa Senhora de Fátima. Toda a programação é gratuita.

“Estamos pleiteando melhorar nossas festividades cada vez mais todo ano. Em 2014 tivemos recorde de público, inovamos ao oferecer shows gratuitos e internet, e por fim tivemos uma festa que marcou a história do Município. Este ano pretendemos repetir o sucesso”, enfatizou o prefeito.

A Prefeitura realiza no dia 1º de maio a Festa das Mães, evento já tradicional criado pela primeira-dama, Marlene Mascarenhas, ainda na primeira gestão em 1989, com premiações, atividades culturais e jantar oferecido às mães fatimenses.

Entre os dias 07 e 14 acontecem shows com as bandas Prestígio Show, Tri Show, Furacão dos Plays, Brotos e Capim Dourado.

A inovação da programação é o Desfile Cívico Municipal marcado para o dia 14, data do aniversário de Fátima, e que contará com apresentação da Fanfarra Furiosa, Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas e a Camarata de Cordas Alegrum de Aliança do Tocantins. Neste mesmo dia, a população ganha churrasco para comemorar os 33 anos de Fátima.

Programação – Aniversário de 33 anos de Fátima/ Festejos de Maio

De 1º a 14 de maio
Realização: Prefeitura de Fátima e Câmara de Vereadores

1º de maio Festa das Mães 
Horário: 19 horas
Local: Quadra do Colégio Municipal Tancredo Neves
Atrações: Apresentações culturais; sorteio de brindes, homenagens e jantar.

02 de maio VII Cavalgada Ecológica de Fátima 
Concentração às 7 horas, Na Fazenda Morada do Sol (Com café da manhã)
Chegada às 13 horas, na Fazenda Vista Alegre
Atrações: Com Corrida de Cavalos, Escolha da Rainha e Princesa da Cavalgada e show com Luana e Luis & Bruno Viola
Apoio cultural: Fazenda Morada do Sol e Fazenda Vista Alegre

De 04 a 13 de maio
Festejos em devoção a Nossa Senhora de Fátima
Com novena na Igreja Nossa Senhora de Fátima 
E Leilões beneficentes, na Feira Coberta Municipal

Dia 07
Atração: Show com a Banda Prestígio Show
A partir das 23h30 
Local: Feira Coberta Municipal

Dia 08 de maio 
Atração: Show com Tri Show
A partir das 23h30 
Local: Feira Coberta Municipal

Dia 09 de maio 
Leilão de Gado 
15 horas
Local: Feira Coberta Municipal

Atrações: Show com a banda Furacão dos Plays 
A partir das 22 horas às 02 horas
Banda Brotos
A partir das 2 às 6 horas da manhã
Local: Feira Coberta Municipal

Dia 10 de maio 
Atração: Show com a banda Capim do Cerrado
A partir das 22h30 
Local: Feira Coberta Municipal

Dia 14 de maio 
Desfile Cívico
Às 15h30
Com saída da Prefeitura Municipal 
Atrações: Apresentações das Escolas Municipais e Escola Estadual, Apae, CRAS José Rodrigues e universitários, e ainda as participações de: 
Fanfarra “A Furiosa” – CEM Florência Aires, Porto Nacional 
A partir das 18 horas
Apresentações culturais da Orquestra Sanfônica Graciosa, de Palmas 
E Camerata de Cordas Allegrum, de Aliança do Tocantins

Às 20 horas
Churrasco dos 33 anos de Fátima
Local: Feira Coberta de Fátima