Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Todas as novidades do setor da piscicultura podem ser conferidas na 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins Brasil 2015, no Pavilhão da Piscicultura, numa ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (Ruraltins).

A estrutura da feira oferece este ano aos piscicultores e visitantes, uma programação que conta com circuitos temáticos de Piscicultura em Viveiro Escavado, de Piscicultura em Tanque-rede, além das estações "construção de viveiros", "qualidade de água", "estrutura e instalação", "manejo alimentar" e "boas práticas de despesca". Os eventos acontecem no pavilhão entre 10 e 12 horas, com última inscrição às 11 horas; e de entre 14 e 16 horas, com última inscrição às 15 horas.

Já em parceria com o Ruraltins, a Seagro promove palestras e oficinas para empresários da piscicultura, além de oferecer cursos gratuitos para que os agricultores familiares exponham seus produtos e serviços para comercialização.

Para o biólogo responsável pela área de piscicultura na Seagro, Alexandre Godinho Cruz, a Agrotins mais uma vez se confirma como um local onde os produtores e pessoas interessadas em desenvolver a atividade podem obter informações, a exemplo do piscicultor José Jacinto Del Bianco, da região de Taquarussu Grande. Ele cria tambaqui e caranha e veio à Agrotins conhecer o que há de novo e adquirir mais conhecimentos. “Comecei criando por esporte e alimentação da família, mas agora pretendo aumentar a produção para comercializar”, esclareceu.

Divulgação

A Seagro está oferecendo a oportunidade para que as empresas que fabricam materiais e equipamentos destinados à aquicultura no Tocantins divulguem seus produtos e serviços na Agrotins.

Outro produtor, de Palmas, Carlos Magno Teixeira fabrica tijolos ecológicos, e entende como uma excelente oportunidade essa iniciativa do governo do Estado. “Minha empresa é relativamente nova no mercado e essa é uma excelente oportunidade divulgar os produtos e serviços da empresa”, disse.

Para o microempreendedor Aldo Pereira Cavalcante, que fabrica tanques rede em Palmas, a divulgação na Agrotins 2015 tem sido muito importante e as palestras voltadas para os empreendedores têm ajudado bastante a vender os tanques rede.

Aquicultura no Tocantins

O Tocantins ocupa o 13º lugar no ranking nacional de produção de peixes e está no topo dos estados cujas condições naturais favoráveis à criação de peixe viabilizam a produção em grande escala. Entre estas condições está o clima, qualidade e quantidade de água, topografia plana e cultivo de espécies nativas. Um dos sistemas que contribuem para impulsionar o setor no Estado é a produção em tanque escavado.

Feira

A Agrotins Brasil 2015 teve início na terça-feira, 5, e segue até 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.