Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O I Fórum de Capacitação dos inspetores técnicos do Selo de Inspeção Municipal (SIM) está sendo realizado nesta quinta-feira, 7, dentro da programação da 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015). A feira teve início na última terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional, sempre das 9 às 18 horas. 

Para a engenheira de alimentos da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro),  Kenia Lellis, o I Fórum de capacitação do SIM tem função de proporcionar a troca de experiências entre os inspetores dos municípios em que o selo foi instalado a mais tempo e os profissionais dos municípios em que o selo é mais recente. “A nossa intenção é promover a interação para fomentar a operacionalidade do selo nos municípios tocantinenses”, esclareceu.  

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos de carne, queijo, ovos, mel e doces, o local e a higiene da industrialização para certificar a garantia de todos estes produtos. 

Atualmente 60 municípios tocantinenses já tem o SIM instalado, com as devidas leis de regulamentação publicadas. De acordo com Kenia Lellis, a Seagro desenvolve atividades específicas para incentivar as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade para oferecer à população, alimentos com qualidade e segurança garantida.

“Participar do Fórum é uma ótima oportunidade de partilhar não só as nossas dificuldades, mas também as experiências positivas”, comentou a inspetora do município de Miracema, Ana Caren Souto.

O evento segue até, ás 17 horas, no Pavilhão Central, no auditório III com abordagens sobre funcionamento do serviço de inspeção, inspeção sanitária e palestra motivacional. 

Emissão

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite certificado de qualidade à empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Feira

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônicowww.agrotins.to.gov.br. A feira acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para o município de Porto Nacional e segue até sábado, dia 9.