Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os públicos de 10 capitais brasileiras poderão conferir a peça teatral Poção do Amor, interpretada pelo grupo de teatro araguainense – Artpalco, que integra a programação do projeto Sesc Amazônia das Artes. Nesta segunda, 11, o grupo se apresentou para os expectadores de Porto Velho, em Rondônia, a primeira apresentação fora do Estado pelo projeto do Sesc. A agenda que teve início em Palmas, no último dia 9, segue com apresentações em Rio Branco (13/5), Manaus (15/5) e Boa Vista (17/5).

A trupe percorrerá em agosto mais cinco capitais: São Luis (12/8), Macapá (15/8), Belém (17/8), Teresina (19/8) e Cuiabá (21/8). Segundo o ator e diretor do grupo, George Henrique Silva, após receber o convite para participar do projeto, o grupo intensificou os ensaios para desenvolver a performance dos profissionais que compõem o espetáculo. “A participação no Sesc Amazônia das Artes 2015 trouxe um ânimo a mais para o grupo que está trabalhando bastante para que o trabalho desempenhado seja o melhor possível, porque sabemos da responsabilidade de representar o Tocantins fora do Estado em um projeto que traz grande visibilidade”, apontou.

O diretor avaliou ainda que o projeto Sesc Amazônia das Artes proporciona grande aprendizado e troca de experiências entre os grupos participantes. “Percorrer os dez Estados que compreendem o projeto proporcionará crescimento profissional e o contato direto com outras culturas”, disse Silva.

A peça “A Poção do Amor” utiliza elementos do universo do Clown e músicas executadas ao vivo. É a história de uma pombinha que está à procura de um grande amor, e conta com a ajuda de sua amiga Maritaca para conquistar o coração daquele que escolheu para ser o seu amado: o Uirapuru, o pássaro mais lindo e com o canto mais belo de toda a floresta Amazônica. O que a pombinha não sabe, é que o Dr. Carcará, o feiticeiro mais malvado da floresta, fez uma poção do amor justamente para conquistar o coração dela, criando assim uma grande aventura ao lado do ganancioso Urubu.

Projeto

O  Sesc Amazônia das Artes busca resgatar, estimular e difundir a produção artístico-cultural (obras nas linguagens de artes plásticas, dança, música e teatro) dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

Ficha Técnica

A peça teatral foi adaptada da obra “A Poção Mágica” de Mauro Alvim, pelos atores do Artpalco George Henrique e Tatiane Cristina, com colaboração de Ranieri Leal.

Direção: Luiz de Lima Navarro.

Operação de áudio: Eduardo Vilela 

Iluminação: Pablo Xuxa 

Músicos: Diostkan Lima, Erison Meira  

Elenco: Eilson Oliveira (Uirapuru), George Henrique (Carcará), Paulo Egídio (Urubu), Tatiane Cristina (Pombinha) e Viviane Faria (Maritaca).     

Grupo Artpalco

O Grupo Artpalco, que teve sua primeira formação em Uberlândia – Minas Gerais, instalou-se em terras tocantinenses em 2011 quando George Henrique se mudou para Araguaína. A visibilidade do grupo aumentou consideravelmente através do espetáculo “Casos Insanos”, que arrancou gargalhadas de mais de 10 mil espectadores somente no Estado, chegando a marca de 60 mil espectadores no total. Com isso o grupo foi ganhando força e através do espetáculo “A Poção do Amor” começou a ser aprovado em editais de circulação.