Estado

Foto: Divulgação

Reforçando o compromisso de um Governo mais próximo do cidadão tocantinense, o governador Marcelo Miranda ressaltou a importância de ter um servidor público qualificado, na manhã desta sexta-feira, 15, durante lançamento do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS Tocantins). O evento foi no Palácio Araguaia e contou com a presença de autoridades  municipais, estaduais e federais.

 “Estamos olhando o cidadão, considerado o bem mais precioso no meu Governo. Tenho absoluta certeza de que nossos profissionais estarão prontos para o trabalho. Acredito que a melhor solução é aquela construída com a participação da sociedade. Essa é nossa maneira de governar”, enfatizou o governador, ao reforçar o compromisso do Governo em dar continuidade ao programa que, no Tocantins, ficou parado por mais de dois anos e meio.

 “Esse programa apresentou ao Brasil um novo olhar, que é aperfeiçoar o serviço da Assistência Social em todos os munícipios nos próximos 10 anos. Vamos estar imbuídos nesse compromisso. Não medimos esforços quando se trata de servir ao próximo”, destacou.

 Ao lembrar-se dos desafios da administração, Marcelo Miranda apontou que o caminho é o trabalho em conjunto com os poderes e segmentos organizados. “Em pouco tempo de governo temos trabalhando diuturnamente para não faltar com os compromissos que temos assumido. Estamos plantando e tenho certeza que num futuro próximo colheremos bons frutos”, frisou.

 Com gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social mais qualificados, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Patrícia Rodrigues do Amaral, destaca que a área inicia um novo momento. “Essa ação foi um desafio. Passamos por dificuldades, mas com certeza chegaremos juntos. Tenho certeza de que, a partir de hoje, o Estado estará fazendo a diferença social. Os cursos não trazem apenas o conhecimento para os técnicos, mas o efeito positivo lá na ponta.”

 Representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a diretora de Formação e Assistência Social, Patrícia Vilas Boas, destacou que o CapacitaSUAS não oportuniza apenas a qualificação dos trabalhadores, mas da política pública de Assistência Social. “Com a entrada do Tocantins temos hoje mais de 30 mil vagas ofertadas. Isso é inédito. E não são quaisquer cursos, vindo de qualquer lugar. São cursos ofertados por instituições que passaram por critérios muito rigorosos de qualificação. O CapacitaSUAS é um esforço coletivo e deve gerar muitos bons frutos”, enfatizou.

 Também presente na solenidade, o superintendente do Centro Universitário Sul de Minas, fundação de ensino que irá realizar os cursos do Programa, Guaraci Silva, reforçou a importância de cuidar dos profissionais que trabalham diretamente com quem precisa dos serviços públicos. “Nas nossas ações, sabemos que a população que mais necessita será atendida. Peço aos secretários e demais gestores que nos apoiem nesta batalha que é de todos nós. Na sala de aula precisamos de servidores participando de forma ativa, crítica. A capacitação é apenas um primeiro passo para efetivação posterior das políticas públicas.”

 A solenidade contou com a presença da vice-governadora, Cláudia Lelis, do senador Donizeti Nogueira, além de secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais de Assistência Social.

 Programa

O CapacitaSUAS conta com oito cursos. Nesta primeira etapa, o Tocantins aderiu a três. As capacitações serão realizadas no período de maio a outubro de 2015, com carga horária de 40 horas. Participarão 725 alunos entre gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 Serão ofertados os cursos de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e Implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria; Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária; Atualização em Indicadores para Diagnósticos e Acompanhamento do SUAS.