Cultura

Foto: Zacarias Martins Poeta e cordelista Antônio Farias, mais conhecido como Palmares Poeta e cordelista Antônio Farias, mais conhecido como Palmares

A Secretaria Municipal de Ação Social de Lagoa da Confusão, por meio do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, promove na próxima quarta-feira, 20, a partir das 17 horas, a Tarde do Cordel, como parte da festividade de confraternização dos idosos atendidos por aquela instituição. O evento acontece na sede do CRAS, localizada na orla da lagoa, com entrada gratuita.

Na programação, o poeta e cordelista Antônio Farias, mais conhecido como Palmares, residente em Gurupi, lançará o livro de cordel intitulado de“A Reunião da bicharada",  que foi publicado pela Editora Veloso. No enredo dessa obra de Palmares, os animais falam e  discutem  sobre vários temas que são comuns a todos, sempre com uma boa pitada de humor, numa linguagem simples.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Maita Coelho,  a iniciativa faz parte do calendário de eventos colocado em prática pela  administração do prefeito Neto Lino (DEM), como forma de fortalecer as políticas  públicas de atenção à pessoa idosa no município. “A cada 15 dias promovemos uma confraternização especial com os idoso de Lagoa da Confusão. Além disso, eles são assistidos diariamente por uma equipe multiprofissional”, afirmou a coordenadora. 

Filme

Outra novidade do evento será a exibição do documentário“Palmares – O Cantador de Cordel”, produzido e dirigido pelo jornalista e escritor Zacarias Martins, em 2011, e que mostra a trajetória artística do poeta e sua superação nos estudos que possibilitaram até a cursar uma faculdade.

Sobre o Poeta

Ele nasceu Antônio Farias, mas em homenagem à sua cidade natal, União dos Palmares, em Alagoas, resolveu adotar Palmares como nome artístico.

A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o SESI e um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e, depois, deu prosseguimento a seus estudos. Em 2011  colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi.

Palmares é autor de mais de 20 livros, todos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão  da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e, até, histórias infantis. Mais recentemente, transformou em literatura de cordel algumas passagens da Bíblia. No ramo fonográfico, Palmares possui 10 CDs gravados, com melodias de sua própria autoria, nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos três últimos trabalhos ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou e passou a gravar forró gospel.