Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O sonho da casa próprio chegou para 40 famílias da zona rural de Chapada da Natividade, município localizado no sudeste tocantinense. Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura Municipal entregou as unidades habitacionais na comunidade Santa Luzia, a 20 km da sede da cidade. Segundo o prefeito Djalma Carneiro Rios, o município é o primeiro do Tocantins a entregar residências executadas por meio do programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR).

Cada casa possuí 41,68 m² de área construída, tendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A energia elétrica chegou às residências por meio do programa Luz Para Todos, do Governo Federal. O valor total das obras é de R$ 1 milhão. Segundo o prefeito, a entrega das 40 moradias somente foi possível graças aos esforços de sua gestão, e posteriormente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar).

“Nós aderimos ao programa na esperança de levar moradia digna às famílias sofridas e carentes da zona rural de Chapada, executando o benefício na medida do possível. Com o apoio da Faet/Senar Tocantins e a da senadora Kátia Abreu, os sonhos de dezenas de famílias humildes se concretizaram”, disse Djalma, ao revelar que a empresa que iniciou as obras não finalizou o serviço. “Nisso, as entidades nos ajudaram a concluir as casas”, disse. O presidente da Faet/Senar, Paulo Carneiro, esteve presente na solenidade de entrega das casas.

Sonho realizado

Antes de receber a casa nova, Ione Araújo dos Santos, 28, morava a oito anos numa casa de 7m² construída com madeira e palha, tendo uma sala e um quarto, onde residia com o marido e os dois filhos. O chão da residência era de terra batida, sendo que a família não dispunha de nenhum banheiro para realizar as necessidades básicas. “Eu e minha família estamos muito felizes com essa casa nova. Estamos emocionados”, disse a dona de casa, que vive da agricultura de subsistência e de programas assistencialistas.

Durante o discurso de entrega das casas, o prefeito Djalma Rios revelou que sua gestão está empenhada em levar mais 100 casas populares para Chapada da Natividade, desta vez para a zona urbana do Município.