Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O momento foi de emoção na saída dos tropeiros da IX Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida no domingo, 25 de maio, do Parque de Exposições de Augustinópolis, Extremo Norte do Estado. São momentos de oração de envio, para que todos possam seguir viajem com a benção de Nossa Senhora. Este ano, são 415 quilômetros passando por dez municípios do Tocantins.

Ainda em Augustinópolis, os tropeiros passaram pela igreja da cidade, onde o pároco benzeu a tropa com água benta e distribuiu flores. Em seguida, todos seguiram em marcha até o primeiro pouso, na fazenda Galope.

A tropeada é um resgate cultural. “Resgatamos o que faziam os antepassados que percorriam em estradas de terra, vários quilômetros em lombos de mulas e burros, para buscar mantimentos. O lombo do animal era um dos únicos transporte da época”, explicou José Ernani Lustosa, o fundador da tropeada no Estado.  

Para um dos organizadores do evento, o pecuarista João Roberto, além do resgate cultural a tropeada é um momento de confraternização. “Os pousos são muito divertidos, mulheres, crianças e idosos se reúnem para comer churrasco, ouvir moda de viola e descansar para no dia seguinte retomar a jornada”, disse.

O vice presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Willian Barbosa, representou o Presidente Roberto Paulino na abertura do evento. Estiveram presentes também a presidente do Cássia Rejane Cayres e outra autoridades do município e região. 

Hoje os tropeiros estão na região de Araguatins e amanhã seguem para São Bento do Tocantins, tocando a tropa passam ainda por Cachoeirinha, Luzinópolis, Santa Terezinha do Tocantins, Darcinópolis, Wanderlândia, Piraquê e chegam em Araguaína dia 6, para o último pouso, no Palácio do Boi.

Programação dos pousos:

Dia 26/05 – Fazenda Senhor do Bonfim

Dia 27/05 – Fazenda 3 Irmãos

Dia 28/05 – Fazenda São Francisco

Dia 29/05 – Fazenda Java

Dia 30/05 – Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Dia 01/06 – Fazenda Pompeia

Dia 02/06 – Fazenda Nova Suíça

Dia 03/06 – Fazenda Morada do Sol II

Dia 04/06 – Fazenda Melodia

Dia 05/06 – Chácara Cantinho do Céu

Dia 06/06 – Palácio do Boi