Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vários moradores do município de Chapada de Natividade comunicaram ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 26, que estão há quatro dias sem água no municípios.

Segundo a manicure Eliane Ribeiro, que mora na Rua Bagagem, a população aguarda há duas uma resposta sobre a falta de fornecimento. “ Tem faltado água constantemente e isso dificulta todas as nossa atividades”, contou. A dona de casa Nacir, outra moradora que entrou em contato com o Conexão Tocantins, disse que nem as crianças estão indo para a escola por causa do problema. “ Moro aqui na Rua das Pedras no Centro e não tem nem como os menos irem para a escola porque não tem água”, disse.

A Agência Tocantinense de Saneamento esclareceu ao Conexão Tocantins, por meio da Diretoria de Produção, que o abastecimento de água do município de Chapada da Natividade é realizada por meio de três poços artesianos, porém a vazão dos poços diminuiu, consideravelmente, em um curto período de tempo. A diretoria de produção da ATS está investigando a causa da diminuição do volume de água, há uma suspeita de que uma mineradora estaria extraindo água do lençol freático que alimenta os poços.

 Enquanto isso, desde o início do problema, a medida imediata da Agência foi distribuir água tratada por meio de caminhões pipas. Porém, é uma ação paliativa. A solução definitiva será a perfuração de um novo poço artesiano que já se encontra em processo licitatório.