Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira, 27 o comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, participou em Brasília de um encontro no Ministério da Justiça (MJ) que reuniu representantes das PM’s de todo o País para contribuírem com a elaboração do Pacto Nacional Para Redução de Homicídios.

O Pacto envolverá diversos órgãos da segurança pública em ações que visam reduzir em 20% os homicídios no País, em um prazo de cinco anos. As ações envolverão governo federal; governos estaduais e municipais; gestores e trabalhadores da área de segurança pública, direitos humanos e inclusão social.

O projeto está em fase de conclusão e nessa etapa o MJ está apresentado a proposta aos setores de segurança pública dos Estados e ouvindo a todos no processo. “Foi dada a oportunidade dos comandantes gerais dos estados brasileiros sugerirem melhorias no projeto. Sabemos que não é só uma questão de polícia, existe um viés socioeconômico, então sugerimos para a Secretária Nacional de Segurança Pública que sejam envolvidos outros órgãos de ação social e educação”, enfatizou o comandante.

O coronel Glauber ainda destacou que o sucesso do Pacto depende principalmente de um intenso combate ao tráfico de drogas. “O maior motivo de mortes violentas e crimes dolosos são fruto de tráfico de drogas, da rivalidade pela busca de espaço no mercado”, afirmou. A Polícia Militar do Tocantins terá um prazo de dez dias para formalizar suas contribuições junto ao MJ.