Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

“Os sonhos não determinam o lugar que você está, mas produzem a força necessária para te tirar do lugar onde você está.” Parafraseando Augusto Cury, a consultora de moda Patricia Fregonesi deu uma verdadeira injeção de ânimo nas reeducandas da UPFP – Unidade Prisional Feminina de Palmas na manhã dessa sexta-feira, 29, com criativas e novas ideias para o “Bazar Três Pontos”. A palestra “Tendência de moda em crochê” da consultora de moda foi ministrada a convite da DPE – Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

O projeto já existe há cerca de três anos e desenvolve artesanato e produtos de decoração em crochê com o objetivo de gerar renda para as reeducandas. Contudo, a consultora de moda despertou novas perspectivas de empreendedorismo para o “Bazar Três Pontos”, apresentando possibilidades de produções que vão além dos usuais tapetes, colchas e jogos de mesa. Na ocasião, Patricia mostrou que com um pouco de criatividade e muita boa vontade, é possível criar peças que vão interessar ainda mais o consumidor final.

E foi assim com a apresentação de looks e peças em crochê de moda praia, tops, blusas, coletes, calças, vestidos, bijuterias e também uma forma diferenciada de trabalhar peças de jogo de cama, mesa, banho e de decoração, mostrando que o crochê nunca sai de moda. “Algumas coisas são eternas na moda e o produto feito à mão é uma destas coisas, ele torna-se único. Estamos no tempo do ‘crochê mania’ e com força de vontade vocês mesmas podem produzir peças que podem ficar tão lindas quanto estas. Basta sonhar, ter foco, meta e acreditar”, disse Patricia.

Criação

Simulando uma sala de aula improvisada, cerca de 20 ‘meninas do Bazar Três Pontos’, como também são conhecidas, olhavam atentas a cada slide e orientação da consultora de moda, que mostrava que pontos e materiais simples poderiam se tornar lindos produtos para o cotidiano. Enquanto isso, na imaginação das reeducandas fluía ideias de aplicação das dicas no seu trabalho. “Gosto muito de criar as minhas peças, é uma forma da gente passar o tempo e ainda tirar um dinheirinho. Percebo que as nossas peças até têm uma resposta boa das pessoas que consomem, mas agora com as orientações que a gente recebeu aqui, dá vontade de criar peças mais diferentes”, descreveu a reeducanda S.G.S, pioneira do projeto.

A injeção de ânimo da criatividade também despertou P.F.R. “Enquanto a consultora de moda falava, eu já começava a imaginar e comentar com as minhas colegas com qual linha, agulha e quais as cores a gente podia usar para fazer aquelas peças. É claro que a gente precisa aprender um pouco mais sobre crochê, mas muita coisa do que foi apresentado nós mesmas podemos fazer”, disse a artesã, enquanto manuseava uma das peças de bijuteria em crochê levada pela consultora de moda como exemplo para ilustrar a palestra.

Experiência

O “Bazar Três Pontos” é um projeto da DPE-TO concebido em maio de 2013, a partir de três pilares: trabalho, liberdade e geração de renda. O projeto trabalha com ressocialização e geração de renda, oportunizando também a redução da pena onde as reeducandas devem produzir no mínimo dez peças por mês, a fim de remir dez dias de pena.

Para Patricia Fregonesei, a experiência foi muito válida, pois desperta nas reeducandas o desejo de se tornarem empreendedoras mais qualificadas. “A intenção foi de despertar o espírito de empreendedorismo. Plantamos uma semente e esperamos que o projeto cresça e frutifique. Ouvi dizer que só é feliz quem nunca desistiu de sonhar. Basta que vocês se permitam sonhar, acreditem neste sonho e tenham meta”, incentivou a consultora de moda, durante a palestra para as reeducandas.

A iniciativa da palestra na UFPF envolve um conjunto de esforços da defensora pública Maurina Jácome Santana, da assistente social Simone Martins, da diretora de comunicação da DPE-TO, Nicéia Menegon, e da consultora de moda Patricia Fregonesi. A intenção é de que até o final do mês de junho um novo encontro seja realizado para dar sequência a esta revitalização dos produtos, com a produção de um catálogo com as peças produzidas pelas reeducandas e ações estratégicas para publicidade e venda externa dos produtos do projeto “Bazar Três Pontos”, que já tem um estande para comercialização semanal na Praça do Bosque, em Palmas.

Biblioteca

Ao final da palestra, foram distribuídos livros que integram o acervo do projeto “Biblioteca em Movimento”, também da DPE-TO. As obras doadas abordam diferentes temáticas, como religião, autoajuda e literatura em geral. Elas vão integrar a biblioteca da diretoria da UPFP para utilização das próprias reeducandas e agentes. (Ascom Defensoria)