Palmas

Foto: Elias Oliveira

Estão abertas as inscrições para seleção de bailarinos que irão compor o Balé da Cidade de Palmas, o novo projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP) desenvolvido com o intuito de incentivar o potencial artístico da dança na capital, fortalecendo a representatividade no cenário cultural estadual, nacional e internacional. As inscrições são gratuitas e seguem até 24 de julho. O edital está disponível na página da FCP. 

Serão disponibilizadas 12 vagas para bailarinos homens e mulheres. Para se inscrever é preciso ter idade a partir de 18 anos e possuir conhecimento prático em uma ou mais das modalidades: ballet clássico, dança contemporânea e dança moderna.

Os interessados podem se inscrever no período de 11 de junho a 24 de julho de 2015, das 14h às 18h, na Fundação Cultural de Palmas – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Mais informações na sede administrativa da FCP ou pelo telefone (63) 2111-2402.

Os candidatos serão avaliados por banca examinadora constituída de três profissionais destacados no campo da dança. A seleção consiste em duas etapas sendo a primeira a ser realizada no dia 28 de julho, às 19 horas, na sala de dança do Instituto de Desenvolvimento da Educação Interação e Apoio – Ideia, e a segunda etapa no dia 29 de julho, no mesmo horário e local.

A primeira etapa consiste na realização de aula prática de ballet clássico e dança contemporânea com exercícios de barra, chão, diagonal e centro. Na segunda etapa os candidatos deverão apresentar um solo de dança de autoria própria com duração mínima de um minuto e 30 segundos e máximo de três minutos, em qualquer uma das modalidades: ballet clássico, dança contemporânea ou dança moderna. Neste caso, os candidatos deverão disponibilizar a música de seu solo em CD ou mp3.

Técnica, desenvoltura, percepção musical, percepção espacial e criatividade são critérios que serão observados para o julgamento e avaliação da banca. O resultado da audição será divulgado no dia 31 de julho de 2015.

Sobre o projeto

Apontando uma nova perspectiva de crescimento, valorização e construção cultural, o Balé da Cidade de Palmas visa produzir obras coreográficas originais em caráter contínuo e profissional que serão apresentadas em eventos comemorativos, culturais, mostras, festivais, bem como em temporadas de apresentação próprias, atuando como uma ferramenta institucional a serviço da Prefeitura Municipal.

Com a formação do Balé da Cidade de Palmas, pretende-se suprir a carência existente nesta área, criando uma ação que atenda as demandas já existentes e antecipe novas demandas, promovendo a produção de bens culturais e também formação de público apreciador destes bens produzidos, ampliando a cena cultural palmense de modo a desvelar os talentos que surgem nas aulas de dança do Centro de Criatividade e também nas escolas públicas e privadas de Palmas, oportunizando caminhos para o trabalho profissional em dança. (Secom-Palmas)