Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Veira

A governadora em exercício do Tocantins, Claudia Lelis, recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, em seu gabinete no Palácio Araguaia, representantes de uma empresa de sementes de Mato Grosso, interessados em investir no plantio da planta moringa no Estado.

A reunião, que contou com a presença do diretor-presidente da Agência de Fomento, Freire Júnior, discutiu as possibilidades de financiamento e viabilidade financeira do projeto. Conforme estudo apresentado pelo diretor comercial da empresa Mundial, Paulo Dourado, o Tocantins possui clima e solo ideais para a plantação e o cultivo da semente da moringa.  De acordo com o diretor, a previsão de investimento é de cerca de R$ 20 milhões, referentes à implantação da indústria e ao financiamento do plantio da moringa para agricultores.

Para Freire Júnior, a proposta apresentada visa gerar renda, emprego e também segurar o homem no campo. “A empresa precisa apresentar agora o projeto de viabilidade econômica, os dados consolidados e as garantias da operação financeira para podermos projetar os ganhos eventuais que isso possa trazer para o Estado”, explicou.

De acordo com a governadora em exercício Claudia Lelis, todos os projetos que buscam aumentar a receita do Estado e proporcionar melhoria de vida para a população do Tocantins são bem-vindos. “O estudo apresentado pelos empresários mostra que há uma previsão de criação de 25 empregos diretos na indústria e mais 650 empregos indiretos na agricultura familiar”. Conforme a governadora, “toda e qualquer proposta que seja viável para o Estado e que traga geração de renda para os tocantinenses terá o nosso apoio”.

Cadeia de produção

O que se pretende é utilizar o plantio por meio da agricultura familiar. Conforme os empresários, os agricultores receberão incentivos para plantação das sementes e cultivo das árvores. Após a colheita, as folhas, sementes e a massa da semente serão vendidas para a empresa Mundial, que através da sua indústria instalada no Estado, fará o processamento dos insumos, transformando-os em produtos comerciais, como ração para animais, energéticos e suplementos humanos.

Moringa

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical e um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial e da glicose, a redução do colesterol, entre outros.

A árvore moringa tem sido utilizada ao longo dos tempos como uma planta medicinal, sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas e contêm propriedades medicinais: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. A árvore atinge uma altura de 7-12 metros, é originária das zonas próximas ao Himalaia (Índia e Paquistão), sendo muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada.