Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

ministro esteve esse ano em Palmas visitando obras que estavam apenas na terraplanagem

ministro esteve esse ano em Palmas visitando obras que estavam apenas na terraplanagem Foto: Divulgação

Foto: Divulgação ministro esteve esse ano em Palmas visitando obras que estavam apenas na terraplanagem ministro esteve esse ano em Palmas visitando obras que estavam apenas na terraplanagem

A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial do município uma portaria conjunta que interdita as dependências do Estádio Nilton  Santos para uso por pessoas físicas e jurídicas  para eventos esportivos, artísticos e culturais. A interdição terá duração de 120 dias e pode ser prorrogada.

A portaria alega que a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e a necessidade de reforma e adequação do Estádio Nilton Santos e ainda as necessidades acerca da segurança e defesa civil durante o período de realização destes. Outra alegação é que durante a reforma as dependências  do Estádio Nilton Santos poderão oferecer riscos a demais  frequentadores que não estejam trabalhando na obra ou na  fiscalização.

A portaria é assinada pelo Presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Cleyton Alen Rêgo Costa, pelo Secretário Municipal Extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Fabio Valente Franco e ainda pelo Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana Cruz.

A prefeitura corre contra o tempo para construir todas as obras necessárias para os Jogos que acontecerão em outubro na capital. A obra da construção da vila olímpica entrou na segunda fase após a terraplanagem, segundo a prefeitura.

Lançamento

Conforme o Conexão Tocantins já informou  representantes indígenas de 24 etnias nacionais e 22 internacionais participarão entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília, do Congresso Técnico Internacional e do lançamento oficial da 1ª edição dos Jogos. O mundial será realizado de 20 de outubro a 1º de novembro de 2015, em Palmas, Tocantins. O evento faz parte de uma parceria entre o Ministério do Esporte, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) com a participação da prefeitura municipal.

O objetivo do encontro é preparar os representantes para que eles repassem todas as informações obtidas no congresso aos membros das delegações que irão participar dos jogos. Como o público participante tem características diferentes e possui particularidades culturais que conferem a esse evento um alcance de diversidade nunca visto, o encontro será a oportunidade para discutir a logística, como translado das delegações, desde a cidade natal até Palmas, além de temas que envolvem questões como alimentação, alojamento, cultura entre outros.