Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Ana Paula Gomes  Servidores do HGP cadastram digital para sistema de catracas de acesso Servidores do HGP cadastram digital para sistema de catracas de acesso

O cadastro biométrico dos servidores, prestadores de serviço e acadêmicos está sendo realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP). Neste primeiro momento está sendo feito o cadastro e os profissionais estão recebendo orientações sobre como utilizar a catraca, com o cartão de identificação, e na sequência a utilização da biometria. Em uma semana, 1.700 funcionários foram cadastrados e, até o final, a previsão é registrar no sistema mais de 3.500 pessoas. 

A identificação dos servidores e visitantes passará a ser controlada através da impressão digital, na entrada e saída da unidade, nos sensores das catracas que fazem a leitura e verificação de forma individual por meio da biometria. Os acessos das pessoas que estão ou estiveram presentes dentro do hospital serão registrados. 

A iniciativa é mais uma medida do Governo do Estado para reforçar a segurança no maior hospital público do Tocantins, que possui uma circulação diária superior a 4 mil pessoas. Já estão instaladas no HGP oito equipamentos de catracas por biometria, circuito de câmeras de vigilância e ainda há a presença de vigilantes para garantir mais segurança aos servidores e pacientes da unidade. 

A diretora geral, Renata Duran, explica que, com o controle de acesso, a circulação dentro do HGP só será permitida às pessoas autorizadas. “Com esse sistema teremos registros da entrada e saída dos usuários, além de proporcionar a segurança necessária”, acrescenta. 

Para a fisioterapeuta, Patrícia Oliveira, o controle de acesso é uma importante metodologia no registro de entrada e saída e vai garantir mais segurança. “Muitas pessoas passam por aqui todo dia e esse registro vai garantir mais segurança tanto para os pacientes como para os funcionários”, disse.