Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em outubro, o Tocantins sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e o Estado foi destaque no lançamento oficial do evento, que aconteceu nesta terça-feira, 23, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A governadora em exercício, Claudia Lelis, acompanhada por secretários de Estado, prestigiou o evento.

Diante de autoridades e representantes indígenas nacionais e internacionais, a governadora teve a oportunidade de enfatizar o compromisso do governador Marcelo Miranda com a preservação da cultura indígena. "O que as comunidades indígenas enfrentam hoje não é a luta pela preservação da terra, mas a luta pela preservação da identidade cultural.  É preciso que cuidemos dos índios como cidadãos com direito a educação, esporte e novas tecnologias sem que isso represente aculturação", destacou, em seu discurso. 

A presidente Dilma Rousseff elogiou o empenho do Governo do Tocantins para a realização do evento e reforçou a parceria do governo federal. "Nós somos parceiros e vamos enfrentar todos os desafios para realizar com sucesso os Jogos Mundiais Indígenas. Eu estarei presente", afirmou a presidenta.

O evento contou com apresentações culturais indígenas e participação especial da cantora, descendentes de negros e índios, Margaret Menezes. Os secretários das pastas envolvidas na organização dos jogos prestigiaram a cerimônia: secretário de Governo, Herbert Brito; do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem; da Educação, Adão Francisco; da Cultura, Melck Aquino; da Segurança Pública, César Simoni; da Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção; e ochefe da Casa Militar, Coronel Bonfim.

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas reunirão aproximadamente 2.300 participantes, sendo 24 etnias brasileiras e 24 internacionais. Durante o evento também acontecerá o Fórum Social Indígena, o Festival Artístico das Culturas Indígenas, a Feira das Artes Indígenas e a Feira da Agricultura Familiar Indígena. Haverá ainda a Oca Digital e Oca da Sabedoria, espaços com programações diversificadas sobre a cultura dos povos indígenas.

O evento foi criado em 1996 por iniciativa do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Desde então, foram realizadas 12 edições em diferentes cidades brasileiras, até que um acordo firmado entre 17 países e o governo brasileiro ampliou o evento, que este ano será realizado pela primeira vez como Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A organização é do Comitê Intertribal, com apoio do Ministério do Esporte, Governo do Estado e Prefeitura de Palmas.

Na área da infraestrutura, a gestão estadual está investindo mais de R$ 2 milhões na reforma do Estádio Nilton Santos, local onde algumas modalidades serão disputadas. Também como parte do apoio, o Governo disponibilizou ao Comitê Intertribal uma sala na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com estrutura para que a liderança dos jogos possa dar andamento à organização.