Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os cubos mágicos estão esperando por você em 2016. Mas esqueça aquele brinquedo cheio de peças coloridas. A oportunidade oferecida é para os artistas visuais do estado terem a chance de expor suas obras no Projeto Sesc Arte ao Cubo, no Centro de Atividades, em Palmas. 

O edital de ocupação do espaço está disponível para leitura e download no site do Sesc – TO (www.sescto.com.br). As inscrições são gratuitas e se estendem até 20 de novembro. A seleção acontece entre 23 e 27 de novembro. Ao todo, serão escolhidos quatro projetos, individuais ou coletivos, para fazer parte das exposições do próximo ano, cada um com duração estimada de três meses. Os vencedores recebem R$ 2.500 e toda estrutura para montar a exposição. 

O projeto Arte ao Cubo existe desde 2011 e tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural e dar a oportunidade de divulgação de artes visuais e dos artistas que as produziram. Para participar, não é necessário ser nenhum profissional renomado no mundo das artes. “O Sesc preza pela divulgação de novos talentos. Para os artistas tocantinenses é uma oportunidade única de divulgação de seu trabalho, já que no estado há poucos espaços para exposições artísticas. É uma chance de experimentar o diferente”, pontua Vone Pereira Branquinho, promotor cultural em artes plásticas do Sesc.

A diferença citada pelo promotor cultural é chamada de site specific, ou seja, o planejamento da obra de acordo com o ambiente e com espaço determinado. O projeto Arte ao Cubo conserva esse desafio, já que o ambiente é externo, ao ar livre, e o espaço para as obras precisa dialogar com os sólidos geométricos. 

Os interessados podem se inscrever na Galeria de Artes do Sesc - Promotoria de Artes Plásticas, Centro de Atividades do Sesc, situada na quadra 502 Norte, Av. LO16, Conj.2. Lotes 21 a 26, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

O participante deve preencher e entregar o requerimento de exposição, o memorial descritivo (resumo do artista e da obra proposta) e o projeto expográfico (esquema técnico da obra), presentes no edital. As inscrições podem ser feitas também pelo e-mail:  artesplasticas@sescto.com.br