Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O grafite rendendo uma homenagem à mais nova capital do Brasil. Essa é a proposta da Exposição “Palmas para o Futuro”, por Fernando Ferlin “GardPam” (PR), e que terá a sua abertura às 19h do dia 6 de dezembro no Sesc Arte ao Cubo, na praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. A visitação pública gratuita será até o dia 28 de fevereiro de 2020. 

A exposição é uma homenagem à capital caçula do Brasil, Palmas, oficializada em 1990, sendo a última capital do século XX. “Palmas é exemplo social em vida pública, infra estrutura governamental e, principalmente, preservação ambiental. A proposta é usar a arte urbana do graffiti, relatando nos três cubos à disposição, a importância da cidade aos palmenses e visitantes, enfatizando a conscientização habitual que ela fornece sobre preservação do meio ambiente. Expondo três dos problemas mundiais (um em cada cubo), que são: desmatamento, poluição da água e poluição do ar”, ressalta o artista.

Perfil

Fernando Ferlin (Colombo-PR, 1988), grafiteiro de nome urbano “GardPam”, reside em Colombo, região metropolitana da capital paranaense. Iniciou-se na arte do grafite em 2012. Seu estilo baseia-se na mistura do cartum com a caricatura, construindo suas pinturas de forma mais livre (estilo freestyle), absorvendo o que o ambiente proporciona no momento, desenvolveu esse estilo através de estudos de anatomia humana, gestuais e composição de cores.

Há trabalhos de sua autoria espalhados por 23 estados brasileiros e cinco países da América Latina (Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai). Conta com projetos desenvolvidos para PEMSE, Programa Especializado em Medidas Socioeducativas de Colombo; Telefônica; e diversos trabalhos em parceria com escolas, CEMEI’s, ONG´s e asilos.

Gardpam faz parte de cinco coletivos atualmente. TBC (The Brasilians Crew). UNC (União Nacional Crew), grupo formado por integrantes de diversos estados brasileiros. COMIX, primeiro coletivo paranaense de personagens. ABP (Academia Brasileira de Personagens). RBK, composto por integrantes do Brasil, França, Suíça e Libano.

Sesc Arte ao Cubo

É um projeto de site specific que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). Compõe-se de 03 cubos, medindo 2,5m cada face. O seu espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, os muros e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea, podendo haver visitas mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.