Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Zezinha Carvalho  A edição 2015 da competição Bombeiro de Aço foi realizada nesta sexta-feira A edição 2015 da competição Bombeiro de Aço foi realizada nesta sexta-feira

Com o objetivo de analisar conhecimentos técnicos e operacionais, condicionamento físico, agilidade, resistência e concentração, foi realizada nesta sexta-feira, 3, no Pátio do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Palmas, a edição 2015 da competição Bombeiro de Aço. A ação faz parte da programação da 10ª Semana do Bombeiro, organizada pela corporação no Estado.

Antes do início da disputa, os 11 competidores inscritos ficam confinados em uma sala. Apesar de pré-estabelecido o percurso das etapas, há especificações nos trajetos que são apresentados aos concorrentes somente nos momentos que antecedem as provas. São avaliadas as seguintes técnicas: teste de prontidão, confecção de nós, subida no cabo, içamento de mangueiras, rapel, montagem e funcionamento do desencarcerador, triagem, transporte de vítima, corrida com equipamentos de proteção de combate a incêndio urbano, e montagem de linha de combate a incêndio. Para vencer a competição é necessário concluir as provas em menos tempo e com menor número de erros as tarefas citadas.

Competição

As provas, que iniciaram com clima ameno às 9h20, finalizaram sob sol escaldante de 40 graus ao meio-dia. O vencedor da competição, soldado Marley Hugo Nunes Pereira, realizou a prova em 15 minutos e 43 segundos e recebeu das mãos do chefe do Estado Maior, coronel Reginaldo Leandro da Silva, o troféu Bombeiro de Aço e uma viagem para participar da 15ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que acontecerá na cidade de Goiânia (GO), entre 11 e 13 de novembro deste ano.

O segundo lugar ficou com o soldado Eduardo Brandão de Azevedo, que fez o tempo de 17 minutos e 24 segundos e recebeu o troféu Bombeiro Salvador. Já o terceiro colocado foi o cabo Marcos Batista Fernandes, que finalizou a prova em 18 minutos e 44 segundos e ganhou um óculo de sol.

De acordo com o capitão Maxuell dos Santos de Souza, membro da comissão de organização da prova, a programação além de comemorar o dia dos Bombeiros visa mostrar o trabalho realizado para integrar a sociedade com a corporação. “Além da confraternização, em razão da Semana Nacional do Bombeiro, a prova tem o objetivo de estabelecer um bombeiro com alto padrão de desenvoltura das atividades operacionais. Em consonância com isso, nós retiramos os competidores da atividade operacional que desempenham no seu dia a dia e os trouxemos para um cenário no qual serão testados dentro das suas habilidades, seus conhecimentos técnicos e, enfim, o tempo final da prova”, explicou o membro da comissão.

Aplaudido pelos seus familiares, que estavam na torcida, o soldado Marley Hugo, disse que para vencer a disputa foi necessário ter muita concentração e foco na competição. “O mais difícil foi lidar com o nervosismo, porque apesar do treinamento intenso, na hora das provas sempre vem um frio na barriga e dá aquela incerteza se você vai realmente conseguir fazer o que treinou em um tempo hábil”, concluiu.

Semana dos Bombeiros

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado na quinta-feira, 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realiza entre os dias 26 de junho a 05 de julho a 10ª Semana do Bombeiro. A programação conta com diversos eventos, dentre eles a Corrida da Tocha, Bombeiros em Ação, Travessia do Lago, Bombeiro de Aço e Jogo de Futebol.

Neste domingo, 5, às 7 horas, será realizada a última atividade em comemoração à semana. Em sua 10ª edição, a Corrida do Fogo é uma competição que agrega civis e militares de diversas idades e tem percursos de 1, 5 e 10 quilômetros. A prova terá a duração máxima de 1h45, com largada e chegada na sede do Comando Geral dos Bombeiros. O evento corresponde à 5ª Etapa do Circuito Virgílio Coelho de corridas de rua.

Senabom

O Senabom é considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País. Tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência. (Secom/TO)