Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Cerca de 70 bombeiros militares do Tocantins e de outros sete estados e do Distrito Federal, além de policiais militares tocantinenses, competiram na 11ª edição do Bombeiro de Aço, uma das mais tradicionais provas entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. 

O circuito foi montado na Orla da Praia da Graciosa, em Palmas, em frente à sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), responsável pela organização, com apoio do Comando-Geral do CBMTO.

Os campeões de cada categoria e faixas etárias conquistaram, além de troféus e valores em dinheiro, também as vagas para a etapa nacional, que será em Gramado - RS, dias 04, 05 e 06 de outubro, durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).

A prova é cronometrada e começa com uma subida a uma plataforma de dez metros de altura, carregando uma mangueira. Os participantes usam roupas de aproximação de combate a incêndio, com capacete, gandola, calça, coturno, luvas e cilindro de oxigênio. Ao todo são sete atividades, todas simulando ações reais do dia a dia do militar. Vence quem fizer no menor tempo.

A etapa de Palmas ocorreu durante todo o sábado, 26, com presença de público e foi bem avaliada pelo coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO, que destacou a realização como sendo mais um evento tradicional da corporação no âmbito estadual, a exemplo da Corrida do Fogo. "Foi muito interessante essa confraternização e o fortalecimento da atividade e das instituições. Aqui a população vê um pouco do que é a vida de bombeiro militar, e isso é importante para gente. O nível da competição está muito alto e isso é evolução”, disse.

A organização da 11ª edição do Bombeiro de Aço teve como um dos responsáveis o major Silvano Lopes, comandante da CIBS, que classificou a competição como já sendo de âmbito nacional, por sua interação com outros CBMs do país. "Nossa prova é estadual, mas já é vista em âmbito nacional como muito forte, pois na prática ela já é nacional, com atletas de vários estados, inclusive com participações em mundiais. Essa é uma prova de interação entre os Corpos de Bombeiros Militares”, frisou Lopes.

Tendo em vista o bom resultado na classificação geral, o major adiantou que esta semana mesmo os bombeiros-atletas retornarão para suas Unidades Operacionais com a etapa nacional na cabeça. “Já vamos começar os treinos para o nacional. A gente tem uma turma muito boa”, avaliou. 

O soldado Rafael Umbuzeiro foi um dos destaques do evento, vencendo novamente a categoria até 30 anos. Bi-campeão 2023, ele baixou o tempo em um segundo, comparado com o ano passado. Tanta força física e disposição vem dos preparativos e do improviso. “Apesar de não termos uma estrutura adequada para treino, a gente sempre simulou usando uma escada, ou puxando pneus. Aos poucos a gente vai melhorando”, disse Umbuzeiro. Em 2023, o tempo na prova foi de 1,19min. “Na prova, isso conta muito, e agora é treinar bastante para o nacional, tentando melhorar cada vez mais”, completou.

No feminino, o circuito foi liderado pelas bombeiras militares da corporação do Mato Grosso do Sul. Na classificação geral, o terceiro lugar ficou com a subtenente Carla Cristina Alves dos Santos, a soldado Mariana em primeiro e a sargento Simone, em segundo. "A gente está muito feliz pelo nosso desempenho, pois não faz muitos anos que a gente participa do Bombeiro de Aço, mas tivemos sucesso e agradeço muito por isso ao nosso comandante-geral e a Deus”, disse a subtenente.

Homenagem

A prova deste ano homenageou o soldado Felipe Gomes, que morreu, recentemente, em acidente de trânsito em Dianópolis. F. Gomes, que participou da competição em 2022. O momento, na cerimônia, foi tomado de emoção, contando com a mãe e as irmãs do militar presentes. “Quanto orgulho tenho de cada um de vocês. Fica o meu abraço de gratidão. Vocês serão minha família e mesmo com o coração partido, como estou, Deus me deu força para vir aqui hoje. Oro por todos vocês, para Deus protegê-los", dona Elieuza.

Apoio

Durante toda a competição, a organização e os atletas tiveram o apoio de estudantes e professores do Curso de Educação Física das faculdades Fapal, Ulbra e IFTO. A turma auxiliou como fiscais de pista e, com isso, ganharam horas complementares para suas atividades.

Geral Masculino: 1º - Marcos Antônio Marques Silva (01:09:43); 2º - Jeferson Gomes de Oliveira - ambos do CBMMS - (01:10:60); 3º - Bernardo Queiroz Viegas - CBMDF - ( 01:14.34).

Geral Masculino até 30 anos: Rafael Umbuzeiro - CBMTO - (01:19.70).

Geral 31 a 40 anos: João de Deus Ferreira da Silva - CBMTO - (01:25.40).

Geral Masculino 41 a 50 anos: Guilherme Machado Tavares - CBMRJ - (01:17.58).

Geral Masculiono acima de 51: Fernando Pereira dos Santos - CBMMS - (01:59.03). 

Geral Feminino: Mariana Oliveira Veiga - CBMMS - (01:53.39, 1); Simone Santos de Oliveira - CBMMS - (02:11.72) e Carla Cristina Alves dos Santos - CBMMS - (02:42.23).

Estadual Masculino Geral - CBMTO: Rafael Umuzeiro (01:19.70); 2º - João de Deus Ferreira da Silva (01:25.40) e 3º  - Silvano Florentino  Lopes (01:35.44).

Estadual Masculino até 30 Anos: Matheus Rodrigues Santos (01:42.65).

Estadual Masculino de 31 a 40 anos: Vander Praxedes (01:38.03);

Estadual Masculino de 41 a 50 Anos: Luciano Nakano Junqueira (02:19.03).

Estadual por Equipes: 1º - 2º BBM (01:07.71); 2º - 3º BBM (01:09.32) e 3º - CIBS (01:13.69). (CBM/TO)

(Foto: Luiz Henrique Machado)

 (Foto: Luiz Henrique Machado)